Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

André Fufuca assume ministério e diz que vai impulsionar todos os tipos de esporte

Na cerimônia, o novo titular mencionou Ana Moser, que deixou a pasta e o governo, e afirmou que vai continuar com os projetos

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília

Fufuca: 'Iremos impulsionar o esporte olímpico'
Fufuca: 'Iremos impulsionar o esporte olímpico'

O novo ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), afirmou nesta quarta-feira (13). durante a cerimônia de transmissão de cargo, que vai impulsionar todos os tipos de esporte, desde o olímpico até o amador. O titular disse também que vai trabalhar para assegurar a área como ferramenta de inclusão e de oportunidade para os brasileiros.

"Guiado pelas orientações recebidas pelo presidente da República, iremos avançar e impulsionar o esporte olímpico, paradesporto, esporte amador, esporte como atividade social e, acima de tudo, esporte como atividade educativa", disse Fufuca.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


"Iremos assegurar que o esporte seja ferramenta de inclusão e oportunidade para todos os brasileiros e também apoiar o esporte de alto rendimento, para que consiga alcançar resultados que orgulham ainda mais os nossos atletas e o nosso país", completou o novo ministro de Esporte.

Fufuca foi empossado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais cedo em um evento realizado no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que assumiu o Ministério de Portos e Aeroportos. Além disso, o chefe do Executivo oficializou Márcio França como ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.


Lula convidou os parlamentares a compor o corpo ministerial na tentativa de aumentar a base de apoio ao governo no Congresso Nacional e, assim, facilitar a aprovação de medidas consideradas importantes para a gestão petista. Na reforma feita pelo presidente, o PP vai ficar ainda com a presidência da Caixa, e o Republicanos tenta a da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As negociações em torno da reforma da Esplanada para acomodar os partidos do centrão duraram meses.

A cerimônia não contou com a participação de Ana Moser, que chefiava a pasta anteriormente. "E dar continuidade, ao que todos esperam, da gestão da minha antecessora, de quem sou fã, antes de tudo, a nossa ministra Ana Moser. Seguindo seus passos e seus caminhos, estarei no Ministério do Esporte, mas meu compromisso é com todos os programas em todas as áreas", mencionou Fufuca.


Moser não foi realocada para outra pasta e deixou o governo. Em nota, afirmou que "lamentou que as promessas de campanha, de um esporte para toda a nação, tenham tido tão pouco tempo para que se desenvolvessem na retomada da gestão do Ministério do Esporte".

Quem é André Fufuca?

Natural de Santa Inês (MA), o médico André Luiz de Carvalho Ribeiro tem 34 anos e é o líder do PP na Câmara dos Deputados. É casado desde novembro de 2018 com a cirurgiã Samira Braide. Eles são pais de André, de 8 meses. O novo ministro é filho de Fufuca Dantas, atual prefeito de Alto Alegre do Pindaré (MA).

Samira também é de uma família conhecida da política maranhense — é filha do agropecuarista e ex-prefeito de Santa Luzia (MA) Antônio Braide. No ano passado, Fufuca apoiou a candidatura ao Senado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, de quem é próximo.

O novo ministro votou a favor da abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016. Em 2017, votou a favor da reforma trabalhista. No mesmo ano, votou pela rejeição da denúncia de corrupção passiva contra o ex-presidente Michel Temer (MDB).

Fufuca foi o deputado estadual mais jovem do Brasil, em 2010, aos 21 anos, quando se elegeu pelo PSDB no Maranhão. Ele foi escolhido para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 2014, pelo PEN. Também já foi filiado ao PSD e está no PP desde 2016.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.