André Fufuca assume ministério e diz que vai impulsionar todos os tipos de esporte
Na cerimônia, o novo titular mencionou Ana Moser, que deixou a pasta e o governo, e afirmou que vai continuar com os projetos
Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília
O novo ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), afirmou nesta quarta-feira (13). durante a cerimônia de transmissão de cargo, que vai impulsionar todos os tipos de esporte, desde o olímpico até o amador. O titular disse também que vai trabalhar para assegurar a área como ferramenta de inclusão e de oportunidade para os brasileiros.
"Guiado pelas orientações recebidas pelo presidente da República, iremos avançar e impulsionar o esporte olímpico, paradesporto, esporte amador, esporte como atividade social e, acima de tudo, esporte como atividade educativa", disse Fufuca.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"Iremos assegurar que o esporte seja ferramenta de inclusão e oportunidade para todos os brasileiros e também apoiar o esporte de alto rendimento, para que consiga alcançar resultados que orgulham ainda mais os nossos atletas e o nosso país", completou o novo ministro de Esporte.
Fufuca foi empossado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais cedo em um evento realizado no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que assumiu o Ministério de Portos e Aeroportos. Além disso, o chefe do Executivo oficializou Márcio França como ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Lula convidou os parlamentares a compor o corpo ministerial na tentativa de aumentar a base de apoio ao governo no Congresso Nacional e, assim, facilitar a aprovação de medidas consideradas importantes para a gestão petista. Na reforma feita pelo presidente, o PP vai ficar ainda com a presidência da Caixa, e o Republicanos tenta a da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As negociações em torno da reforma da Esplanada para acomodar os partidos do centrão duraram meses.
A cerimônia não contou com a participação de Ana Moser, que chefiava a pasta anteriormente. "E dar continuidade, ao que todos esperam, da gestão da minha antecessora, de quem sou fã, antes de tudo, a nossa ministra Ana Moser. Seguindo seus passos e seus caminhos, estarei no Ministério do Esporte, mas meu compromisso é com todos os programas em todas as áreas", mencionou Fufuca.
Moser não foi realocada para outra pasta e deixou o governo. Em nota, afirmou que "lamentou que as promessas de campanha, de um esporte para toda a nação, tenham tido tão pouco tempo para que se desenvolvessem na retomada da gestão do Ministério do Esporte".
Quem é André Fufuca?
Natural de Santa Inês (MA), o médico André Luiz de Carvalho Ribeiro tem 34 anos e é o líder do PP na Câmara dos Deputados. É casado desde novembro de 2018 com a cirurgiã Samira Braide. Eles são pais de André, de 8 meses. O novo ministro é filho de Fufuca Dantas, atual prefeito de Alto Alegre do Pindaré (MA).
Samira também é de uma família conhecida da política maranhense — é filha do agropecuarista e ex-prefeito de Santa Luzia (MA) Antônio Braide. No ano passado, Fufuca apoiou a candidatura ao Senado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, de quem é próximo.
O novo ministro votou a favor da abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016. Em 2017, votou a favor da reforma trabalhista. No mesmo ano, votou pela rejeição da denúncia de corrupção passiva contra o ex-presidente Michel Temer (MDB).
Fufuca foi o deputado estadual mais jovem do Brasil, em 2010, aos 21 anos, quando se elegeu pelo PSDB no Maranhão. Ele foi escolhido para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 2014, pelo PEN. Também já foi filiado ao PSD e está no PP desde 2016.