Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa amplia validade de vacina contra a Covid da Fiocruz 

O prazo era de seis meses e, com a atualização, passou para nove; condições de conservação continuam as mesmas

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

A autorização é referente à primeira vacina contra a Covid-19 feita totalmente no Brasil
A autorização é referente à primeira vacina contra a Covid-19 feita totalmente no Brasil A autorização é referente à primeira vacina contra a Covid-19 feita totalmente no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta quarta-feira (20), a ampliação da validade da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Agora, o prazo é de nove meses, e não mais de seis. A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União). 

O pedido foi protocolado em fevereiro deste ano. "Essa medida é mais um reforço na batalha contra a pandemia", afirmou a reguladora, em nota oficial. Esta não é a primeira vez que a agência amplia o prazo de validade de imunizante contra a Covid a pedido da Fiocruz. Em agosto, a Anvisa também concedeu a autorização para os lotes de vacinas vindas da Índia

Assim como no caso anterior, não houve mudança nas condições de conservação. As doses devem ser conservadas entre 2°C e 8°C e não podem ser congeladas nem ficar expostas ao sol. O conteúdo também não deve ser agitado. 

Após a abertura do frasco e retirada da primeira dose, a duração do conteúdo é de seis horas em temperatura ambiente ou 48 horas quando mantido sob refrigeração de 2°C a 8°C. 

A nova autorização vale para as vacinas que ainda serão entregues pela Fiocruz. Para os lotes já distribuídos "e com a data de validade de seis meses impressa na rotulagem deverá ser feito um pedido de excepcionalidade por parte da Fiocruz", detalhou a Anvisa. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.