Anvisa confirma novo caso de malária em navio fundeado em Santos
Este é o segundo tripulante da embarcação, que passou pela Costa do Marfim, a testar positivo para a doença
Brasília|Do R7
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou nesta quarta-feira (17) um novo caso de malária registrado no navio Common Galaxy, ancorado em Santos, litoral de São Paulo. Este é o segundo tripulante da embarcação, que passou pela Costa do Marfim, a testar positivo para a doença. A agência informou que o paciente não apresenta sintomas e está sendo tratado a bordo do navio.
Veja mais
O primeiro caso de malária no Common Galaxy foi registrado em 7 de julho. Antes, a Anvisa já havia confirmado outro caso em 4 de julho, em outra embarcação, que saiu do continente africano em 20 de junho. Após apresentar os sintomas de febre e dores musculares, os dois tripulantes foram levados para o Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.
“Na semana passada foram concluídas a desinsetização e a testagem de todos os tripulantes do Genco Picardi e do Common Galaxy. A primeira embarcação não registrou novos casos, enquanto a Common Galaxy registrou um novo caso de malaria, cujo paciente esta sendo tratado a bordo e sem sintomas”, informou a Anvisa em nota.
As duas embarcações possuem bandeira das ilhas Marshall e transportam carga de açúcar a granel. De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), a previsão é que o Genco Picardi atraque nesta quarta-feira. Não há informação disponível na página da APS sobre a data de atracação do Common Galaxy.
A malária é uma doença infecciosa causada por um parasito, transmitido para humanos pela picada de fêmeas infectadas do mosquito-prego. Segundo o Ministério da Saúde, não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir malária diretamente a outra pessoa. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça.