Ao vivo: CPMI ouve coronel Jorge Naime, ex-chefe da PM do DF
Ex-chefe da Polícia Militar é o único entre as autoridades investigadas que continua detido por suspeita de omissão em 8 de janeiro
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro ouve nesta segunda-feira (26) o coronel Eduardo Naime, ex-chefe do Departamento Operacional (DOP) da Polícia Militar do Distrito Federal, investigado por omissão nos atos de vandalismo. Ele chegou a apresentar um atestado médico para não depor no colegiado, mas voltou atrás e decidiu prestar depoimento.
Acompanhe ao vivo:
O militar foi convocado na condição de testemunha, quando o depoente é obrigado a comparecer, sob o compromisso de dizer a verdade. Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Naime ficasse em silêncio no depoimento, mas ele decidiu responder as perguntas dos parlamentares.
Naime estava de folga no dia das manifestações. Mesmo assim, foi preso por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, em 7 de fevereiro. Ele é o único entre as autoridades investigadas que continua detido. O então comandante-geral da PMDF no dia dos atos golpistas, coronel Fábio Augusto Vieira, e o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres foram soltos.