A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal iria ouvir nesta quinta-feira (19) o depoimento do major da Polícia Militar suspeito de ensinar práticas de guerrilha aos manifestantes do 8 de Janeiro (assista no vídeo acima). Porém, Claudio Mendes dos Santos apresentou um atestado médico de três dias. Ele é policial da reserva da PM e ex-membro do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e foi preso em março durante a nona fase da Operação Lesa Pátria.
Depoimentos ocorrem no plenário da CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDFO major chegou a passar vários dias no acampamento em frente ao quartel-general do Exército e fazia discursos a favor de uma intervenção militar no país. Dias antes da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, ele convocou a população para as manifestações e pediu auxílio de policiais na tarefa.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Claudio Santos foi citado durante o depoimento de Alan Diego dos Santos, condenado por planejar um atentado a bomba no Aeroporto Internacional de Brasília na véspera do Natal. Segundo Alan Diego, ele nunca viu o major dando aulas de técnicas militares, mas todos o reconheciam como um "orientador".