Após anúncio de novo serviço, site do Banco Central sai do ar
Novo sistema permite consultar valores a receber de instituições financeiras; falha pode ter ocorrido pelo número de acessos
Brasília|Lucas Nanini, do R7, e Bia Gurgel, da Record TV
O site do BC (Banco Central do Brasil) está fora do ar desde a noite desta segunda-feira (25). O problema teve início no mesmo dia em que o governo anunciou um serviço que permite a consulta de valores a receber em instituições financeiras do país.
O Banco Central informou que o serviço chamado Sistema Valores a Receber recebeu demanda acima da esperada, por isso a página saiu do ar. "Estamos ajustando a capacidade de atendimento", declarou. Até as 9h30 desta terça-feira (25), a página continuava fora do ar.
O serviço de valores a receber anunciado pelo Banco Central é um incremento ao programa Registrato. O novo modelo passou a permitir que a pessoa verifique se tem direito a receber recursos de bancos e financeiras, se tem dinheiro "esquecido". Antes, o Registrato informava apenas dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior.
O BC estima que cerca de R$ 8 bilhões estejam parados nas instituições à espera de saque. Para resgatar os valores, a pessoa pode solicitar o depósito via Pix na conta cadastrada no Registrato, caso o banco tenha aderido a um termo específico com o Banco Central. Caso contrário, o cidadão deverá informar seus dados ao sistema, incluindo o banco onde possui conta e a forma de pagamento ou de transferência.