Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Após apagão, Silveira se reúne com ONS e discute ações para evitar novas ocorrências

Operador Nacional do Sistema Elétrico deve concluir relatório sobre incidente em 30 dias

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ministro Alexandre Silveira se reuniu com representantes do ONS para discutir o apagão que afetou todo o Brasil.
  • Um relatório de análise será elaborado pelo ONS em até 30 dias para identificar causas e melhorias.
  • Apagão foi causado por falha técnica em equipamento, não por falta de energia; estados mais afetados incluem São Paulo e Minas Gerais.
  • Fornecedor de energia foi restabelecido em uma hora, mas a interrupção teve origem em um incêndio na Subestação de Bateias, no Paraná.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Apagão foi provocado por um incêndio em um reator no Paraná Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para avaliar as causas do apagão que atingiu todas as regiões do país nessa madrugada.

Após a reunião, será elaborado pelo ONS, no prazo de 30 dias, um documento técnico que identifica as causas, os pontos de melhoria e as ações necessárias das empresas do setor para evitar novas ocorrências, chamado de RAP (Relatório de Análise de Perturbação).


Leia mais

De acordo com as informações obtidas até o momento pelo ONS e o ministério, a situação não ocorreu por falta de energia, mas devido a uma uma falha técnica em um equipamento da subestação.

Segundo o MME, a pasta continuará acompanhando o processo de apuração e divulgará atualizações oficiais conforme o avanço dos trabalhos técnicos.


Apagão

Os estados mais afetados pelo apagão foram São Paulo (2,6 GW), seguido de Minas Gerais (1,2 GW), Rio de Janeiro (900 MW) e Paraná (900 MW).

Segundo o ONS, “às 00h32 houve perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional, com desligamento controlado de cerca de 10 GW de carga, para evitar o escalonamento da interrupção e minimizar os impactos aos consumidores”.


O órgão informou que o apagão foi provocado por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a unidade de 500 kV e interrompeu a interligação entre Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

Ainda de acordo com o ONS, em cerca de uma hora, o fornecimento nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foi integralmente restabelecido e, no Sul, onde se originou a interrupção, foi normalizado em duas horas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.