Brasília Após discursar sem máscara, deputado do DF confirma Covid 

Após discursar sem máscara, deputado do DF confirma Covid 

Jorge Vianna disse estar febril e sentir calafrios depois de falar durante abertura do ano legislativo na CLDF, nesta terça (1º)

  • Brasília | Lucas Nanini, do R7, em Brasília

Deputado Jorge Vianna discursa sem máscara durante sessão na CLDF

Deputado Jorge Vianna discursa sem máscara durante sessão na CLDF

TVCLDF/Reprodução

O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) foi diagnosticado com Covid-19 nesta quarta-feira (2), dia seguinte à sessão de abertura das atividades na CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal). O parlamentar participou da solenidade, assumindo a secretaria na Mesa Diretora da Casa, onde discursou sem máscara. Ele deixou o plenário após dizer que sentia calafrios e que estava febril.

“Eu vou pedir licença aqui, que eu não vou poder ficar aqui na comissão, que eu estou em estado febril, inclusive. Estou sentindo aqui, estou em estado febril e devo ir embora. Já fazer meu PCR, meu exame.”

Vianna havia discursado em dois momentos, na Mesa Diretora e no púlpito, sem utilizar máscara. A sessão foi transmitida pela TV Câmara Distrital (veja vídeo abaixo). O distrital colocou o equipamento de proteção quando informou estar em estado febril.

“Eu peguei chuva ontem, só para constar. Estou dizendo porque estou sentido aqui uns calafrios e um calor. Provavelmente estarei com febre, e eu devo sair. Mas não posso também, porque estou sentindo frio, calor, deixar de vir trabalhar, né? Pode ser que seja normal”, disse.

Nesta quarta, o deputado publicou em suas redes sociais que manteve o protocolo de segurança e que só retirou a máscara para “fazer o uso da palavra na tribuna, e com todos os cuidados, pois após cada fala de parlamentar servidores fazem a assepsia nos microfones”. Após anunciar estar com sintomas, Vianna se retirou do plenário.

O deputado Fábio Felix (PSOL) foi o parlamentar seguinte a falar na tribuna. Ele lembrou que o protocolo da Câmara Legislativa recomenda que não se compareça ao local em caso de sintomas e que se utilize máscara no plenário em todos os momentos, “especialmente nesse contexto do avanço da pandemia. Acho que isso é importante para nós, para nossa proteção, para proteção da sociedade e para o exemplo que a gente precisa dar para a sociedade do Distrito Federal”.

Ibaneis na CLDF

O governador Ibaneis Rocha participou da solenidade de abertura do ano legislativo na CLDF. Durante pronunciamento, ele descartou a possibilidade de um lockdown devido ao avanço da pandemia de Covid-19. 

Ibaneis pediu paciência e união e destacou que mais de 1.500 profissionais do setor também foram acometidos pela doença. O governador disse que a Câmara Legislativa tem sido parceira do governo na pandemia e o grande desafio de 2022 será manter a economia do DF.

"Este ano temos um desafio muito grande, que é manter a economia do DF funcionando, gerando empregos e renda. E temos que cuidar da questão da saúde. Contamos com a participação da Câmara neste momento e até no fim do ano", afirmou Ibaneis.

Questionado sobre a possibilidade de o andamento dos trabalhos ficar prejudicado em ano de eleição, ele afirmou que não. "Os distritais têm a responsabilidade necessária para analisar todos os projetos de lei encaminhados, e têm feito isso. Não serão as eleições que vão atrapalhar esse trabalho", disse.

Últimas