Após incêndio que destruiu 45% da vegetação, Floresta Nacional de Brasília reabre para visitação
Incêndio na Flona é considerado o maior dos últimos dez anos; queimada na região durou cinco dias e destruiu 2.500 hectares
Brasília|Do R7, em Brasília
Depois do maior incêndio dos últimos dez anos, a Flona (Floresta Nacional de Brasília) será reaberta ao público a partir de sexta-feira (11), com horário de visitação das 7h às 17h. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
A queimada na região durou cinco dias e destruiu 45,85% da vegetação. O fogo começou em 3 de setembro e só foi controlado quatro dias depois. Segundo o ICMBio, mais de 2.500 hectares foram queimados.
Leia mais
Força-tarefa
A força-tarefa para apagar o fogo na floresta envolveu o Corpo de Bombeiros e equipes do ICMBio, Resgate de Fauna, Jardim Botânico, Ibram (Instituto Brasília Ambiental), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Polícia Militar e Fundação Zoológico de Brasília. Foram 150 pessoas, uma aeronave e 35 viaturas.
De acordo com o ICMBio, três pessoas foram vistas no local antes de a queimada na Flona ter início, e provavelmente elas tiveram envolvimento com o caso. A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. A Polícia Federal investiga o caso.
Algumas áreas permanecem com estruturas danificadas, como as trilhas Buriti e Sucupira e parte do Circuito Flona de mountain bike, com destaque para a Passarela do Ciclista, que sofreu danos significativos. A equipe de gestão pede que os visitantes informem qualquer risco identificado durante as visitas, como árvores com possibilidade de queda.
O Instituto Chico Mendes também pede à comunidade que participe das ações de recuperação, que continuarão nas próximas semanas. Entre essas atividades, destacam-se a revitalização das trilhas, apoio à fauna e os “Mutirões pela Vida”, focados no plantio de espécies nativas do Cerrado nas áreas prioritárias.
Como denunciar
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal atende pelo telefone 162 e recebe denúncias de incêndios criminosos das 7h às 21h durante a semana e das 8h às 18h nos sábados, domingos e feriados.
Também é possível denunciar os casos presencialmente na sede do Ibram, localizada na 511 Norte, no SEPN (Setor de Edifícios de Utilidade Pública Norte).