Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com cargo ameaçado pelo centrão, ministra do Esporte se reúne com Lula no Planalto

Ana Moser entrou na mira do grupo de parlamentares que 'cobra a fatura' do governo pela aprovação da reforma tributária na Câmara

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Reunião desta terça foi feita a pedido de Ana Moser
Reunião desta terça foi feita a pedido de Ana Moser Reunião desta terça foi feita a pedido de Ana Moser

Com o cargo ameaçado pelo centrão, a ministra do Esporte, Ana Moser, se reuniu na tarde desta terça-feira (11) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, no Palácio do Planalto, em Brasília. Entre os assuntos discutidos estão despachos internos, programas da pasta e a Copa do Mundo de Futebol Feminino, marcada para começar no dia 20 deste mês.

O comando do Esporte é uma das vagas disputadas pelo grupo de parlamentares que cobra do governo federal um retorno pela aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, na semana passada. Como mostrou o R7, Lula deve promover uma reforma ministerial após exigências do centrão.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A reunião desta terça, porém, foi marcada a pedido da própria ministra, segundo apurou a reportagem. No caso da pasta de Ana Moser, um dos nomes cotados é o do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). De acordo com o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP), caso ocorra a troca, Costa Filho assumirá o ministério na cota pessoal de Lula.

O presidente também analisa os pedidos do centrão para fazer trocas dos chefes dos ministérios do Turismo (leia mais abaixo) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Publicidade

Na última sexta (7), o presidente recebeu líderes de diversos partidos no Palácio da Alvorada, entre eles o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e ouviu das legendas a cobrança do comando das pastas. O recesso legislativo começa na próxima semana, e o Congresso só retoma os trabalhos na primeira semana de agosto. Assim que os parlamentares voltarem das férias, o governo vai ter de buscar a aprovação de mais uma pauta econômica importante, o chamado arcabouço fiscal, que estabelece novas regras para as contas públicas do país.

PP pode ser atendido e possível troca na Caixa

O centrão deve usar a proposta como oportunidade para negociar as trocas ministeriais. O PP provavelmene vai ser um dos partidos atendidos. Apesar de a sigla ser comandada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), que foi ministro da Casa Civil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lira tem liderado os pedidos para que a legenda possa comandar alguma pasta no governo Lula.

Publicidade

Outro posto que entrou na mira do grupo foi o comando da Caixa Econômica Federal. O banco é liderado atualmente por Rita Serrano, que tem enfrentado dificuldade para agradar à gestão do presidente. Um dos episódios que geraram mal-estar no Executivo foi o anúncio de que a Caixa passaria a cobrar uma tarifa nas operações via Pix de pessoas jurídicas. A medida repercutiu de forma negativa, e o banco precisou voltar atrás por ordem de Lula.

Ministério do Turismo

Recentemente, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou que a atual ministra do Turismo, Daniela Carneiro, deixará o cargo. Ele afirmou, em nota, que a decisão foi comunicada em uma reunião com o presidente e que o deputado federal Celso Sabino (União-PA) será o novo titular da pasta.

"Hoje, o presidente Lula e eu recebemos, no Palácio do Planalto, a minha colega Daniela Carneiro, acompanhada do prefeito Waguinho. Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo", disse Padilha, responsável pela articulação política.

Daniela comentou sua situação e adotou um tom de despedida. Ela prometeu apoiar Lula mesmo fora do governo e disse que seria uma fiel escudeira do presidente assim que voltasse à Câmara dos Deputados. "A hora que o presidente chamar para conversar, eu estou aqui à disposição, estou aqui para servir o Brasil, servir o presidente Lula, através da indicação dele", afirmou ela na ocasião.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.