Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Baixa umidade e calor vão continuar nos próximos dias no Distrito Federal

Há 120 dias não chove na capital; índice de umidade deve ficar entre 9 e 13%

Brasília|Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília

Gramado seco na Esplanada dos Ministérios
Gramado seco na Esplanada dos Ministérios Gramado seco na Esplanada dos Ministérios

O clima quente e seco do Distrito Federal vai continuar pelos próximos dias. No último domingo (4), a capital completou 120 dias sem chuva e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve se manter alta.

De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, os índices de umidade não devem sofrer mudanças expressivas, variando entre 9 a 13%. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal seria 60%.

Olívio afirma ainda que a falta de nuvens contribui para a temperatura elevada — característica da primavera, que começa no próximo dia 22. "Vamos aguardar, ficar na torcida, quem sabe depois da segunda quinzena [de setembro]", disse o meteorologista sobre as chuvas na capital.

O Centro de Previsão do Inmet emitiu um alerta laranja nesta segunda-feira (5) por conta da baixa umidade. Segundo o Instituto, existem três alertas para os níveis de umidade:

Publicidade

- Amarelo (perigo potencial): 30% a 20%

- Laranja (perigo): 20% a 12%

Publicidade

- Vermelho (grande perigo): menores que 12%

O médico otorrinolaringologista Fayez Bahmad afirmou que condições como asma, alergias e sangramento nasal são mais comuns nesse período. "As pessoas devem caprichar na hidratação, fazer lavagem nasal com solução fisiológicas e umidificadores", disse Bahmad.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.