Baleia Rossi anuncia que MDB descarta formar federação
Presidente do partido anunciou que MDB segue dialogando com outras legendas por candidatura única à presidência
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
O MDB descartou uma possível federação partidária para as eleições deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), nesta quinta-feira (3). “Comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022”, publicou. Rossi afirmou, porém, que vai continuar as conversas com partidos de centro “para a construção de uma candidatura única à Presidência da República”.
“Respeitando os demais pré-candidatos, o MDB seguirá na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet. No próximo dia 10, ela será a porta-voz do MDB nas inserções do partido na TV”, publicou Baleia Rossi.
O R7 havia adiantado, em fevereiro, que uma eventual federação entre o MDB e o PSDB enfrentava dificuldades, pois a avaliação de ambos os lados era de que seria muito complexo se chegar a um entendimento entre as duas legendas com tantas diferenças regionais.
Em 15 de fevereiro, os presidentes de União Brasil, MDB e PSDB reuniram-se em Brasília para negociar a construção de uma federação partidária entre as três legendas para as eleições. Hoje, Baleia Rossi divulgou também que as conversas com os presidentes do União Brasil, Luciano Bivar, e do PSDB, Bruno Araújo, seguem abertas, “como também com todos que queiram construir uma alternativa à polarização”.
O STF (Supremo Tribunal Federal) regulamentou a formação de federações neste ano. O mecanismo é diferente das coligações, em que os partidos se alinham sem garantia de permanência do bloco. No caso das federações, as formações criadas permanecem após as eleições.