Bia Kicis não reconhece deputada e pede para colega se retirar de comissão da Câmara; veja vídeo
Após pedido de desculpas, Fernanda Pessoa afirmou ter se sentido ofendida; nesta quarta, o colegiado recebeu a ministra da Saúde
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) não reconheceu a colega Fernanda Pessoa (União-CE) e pediu à parlamentar que se retirasse de reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (9). O colegiado ouvia a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a sessão foi marcada por bate-bocas entre deputados da oposição e do governo e assessores da ministra.
Ao R7, a assessoria da deputada informou que Bia Kicis, que é a presidente da comissão, enviou flores e um cartão a Fernanda Pessoa após o incidente, com um reforço do pedido de desculpas.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Estava aqui observando%2C e tem presentes que não são parlamentares. Então%2C vou pedir que se retirem ou%2C então%2C a Polícia Legislativa será chamada a conduzir amigavelmente essas pessoas.
"Tem uma senhora de blazer rosa ali, mexendo no celular", declarou Bia Kicis, ao ser alertada pelos demais participantes e pela própria Fernanda de que se tratava de uma deputada.
Leia também
"Desculpe, deputada, qual seu nome? Pois não, deputada, me perdoe, não identifiquei Vossa Excelência, não estou sendo desrespeitosa", desculpou-se Bia, em seguida.
Ao ser questionada se estaria expulsando outra deputada da comissão, Bia Kicis rebateu. "Não vamos entrar por essa seara. Estou sendo respeitosa. Eu confundi, peço desculpas à deputada. Vossa Excelência pode se manifestar livremente. Mas peço à Polícia Legislativa que fique atenta a qualquer servidor ou acompanhante de fora que esteja aqui e não seja parlamentar que seja retirado do ambiente", continuou Kicis.
A deputada Fernanda Pessoa pediu a palavra e se dirigiu a Bia Kicis.
Me senti realmente ofendida. Represento o estado do Ceará%2C fui a deputada mais votada do nosso partido%2C União Brasil.
Enquanto falava, a parlamentar era aplaudida pelas demais pessoas que estavam na comissão. Fernanda Pessoa está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e foi deputada estadual por três mandatos.
"Parabéns, deputada, já pedi desculpas. Não sei mais o que posso fazer", concluiu Kicis.
'Não vou comentar bizarrices'
Na mesma sessão, a ministra da Saúde se recusou a responder a questionamentos feitos pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). “Nem vou comentar sobre bizarrices, porque acho que já deu”, disse.
A fala ocorreu depois que Nikolas teceu críticas à "ideologia de gênero", ao questionar a ministra se homens teriam a capacidade de gestar ou menstruar. Ele citou a resolução nº 715, de 2023, que específica ações voltadas para “pessoas que podem gestar” e “pessoas que menstruam”, termos usados para especificar o público-alvo sem cometer transfobia.