VÍDEO: Bolsonaro deixa Câmara em meio a tumulto e empurra-empurra; mesa é quebrada
Ex-presidente participou de reunião com aliados do PL para discutir estratégias após restrições de Moraes
Brasília|Lis Cappi e Rute Moraes, do R7, em Brasília
A reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados do partido na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (21), acabou em tumulto e confusão. Segundo relatos, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se feriu.
A saída do ex-presidente provocou empurra-empurra. Jornalistas caíram durante a movimentação, e uma mesa do Salão Verde da Câmara quebrou.
Assim que o ex-presidente deixou a sala da liderança do PL, ele foi cercado por profissionais da imprensa e políticos. O tumulto continuou durante todo o trajeto de Bolsonaro para deixar a Câmara.
Pouco antes sair do local, Bolsonaro parou em uma escada, mostrou a tornozeleira eletrônica que usa desde a última sexta-feira e classificou o objeto como “o símbolo máximo da humilhação”.
“Não trafiquei ninguém. Isso daqui [a tornozeleira] é o símbolo máximo da humilhação”, afirmou.

As declarações na saída da Câmara não estavam previstas, segundo relataram três deputados que participaram do encontro ao R7. As falas do ex-presidente foram compartilhadas em redes sociais, contrariando decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que o proibiu de aparecer em perfis pessoais ou de terceiros.
Advogados do ex-presidente tinham aconselhado Bolsonaro a não falar nada para não correr o risco de ser preso.
leia mais
Além de decidir que Bolsonaro não pode usar redes sociais, nesta segunda Moraes explicou que a proibição a redes sociais também vale para transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas de Bolsonaro em qualquer das plataformas das redes sociais de terceiros.
Sob reserva, a avaliação de um dos deputados aliados é de que a decisão seria “recente” e, por isso, poderia não ser aplicada à saída do Congresso. A fala, contudo, contrariou recomendações e outras decisões tomadas ao longo do dia.
Por causa da explicação de Moraes, Bolsonaro cancelou duas entrevistas que estavam previstas para esta tarde — a um jornal e uma coletiva de imprensa, na Câmara.
Nikolas Ferreira
O deputado Nikolas Ferreira disse ter ficado ferido durante a confusão na saída de Bolsonaro.
Segundo relatos, o rosto dele se chocou contra um microfone, provocando um corte embaixo do olho.
A assessoria do parlamentar afirma que houve forte sangramento e que ele “ficou meio tonto”, mas já está bem.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
