Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Bolsonaro passa por nova cirurgia para corrigir quadro de refluxo em hospital de São Paulo

Ex-presidente entrou no centro cirúrgico pouco antes das 5h da manhã; médicos também vão corrigir desvio de septo

Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Bolsonaro foi internado nesta segunda-feira
Bolsonaro foi internado nesta segunda-feira

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa por duas cirurgias na manhã desta terça-feira (12), no hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O advogado Fabio Wajngarten confirmou que Bolsonaro entrou no centro cirúrgico pouco antes das 5h da manhã para realizar procedimentos de correção de hérnia de hiato, que causa refluxos no paciente, e de desvio de septo, que dificulta a respiração. Segundo uma publicação de Wajngarten em uma rede social, as cirurgias transcorrem "dentro da normalidade."

Nesta segunda (11), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também usou as redes sociais para comentar os procedimentos cirúrgicos. "Estejam em oração", escreveu.

A hérnia de hiato é uma condição em que parte do estômago impulsiona o músculo do diafragma, causando um quadro de refluxo. O quadro é resultado da facada que o ex-presidente sofreu durante as eleições de 2018, em Juiz de Fora (MG).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Já o desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta. A condição só requer atenção quando interfere na respiração.


Em agosto, o ex-presidente foi internado no mesmo hospital com dores na região abdominal. Na ocasião, ele precisou fazer uma série de exames preparatórios para as cirurgias. Entre eles, ressonância magnética, endoscopia, tomografia e exame de sangue.

O médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que acompanha Bolsonaro desde o episódio da facada, também confirmou as cirurgias ao R7. "Eu e mais dois colegas, que fazem a parte de intestino, vamos atender o ex-presidente", disse.

Questionado sobre a alta médica, ele respondeu que "vai depender da evolução, mas ele [Bolsonaro] tem muita saúde, costuma ir embora rapidamente".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.