Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Brasil convida Paraguai e Uruguai a participarem do G20 em 2024

Medida foi comunicada nesta sexta-feira (10) pelo Ministério das Relações Exteriores; grupo reúne maiores economias e emergentes

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Bandeiras de países participantes durante reunião do G20 em 2021, em Roma, Itália
Bandeiras de países participantes durante reunião do G20 em 2021, em Roma, Itália

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (10) que o Brasil convidou o Paraguai e o Uruguai a participarem do G20, grupo formado pelas maiores economias e emergentes, de forma temporária durante a presidência brasileira em 2024.

"O G20, principal fórum de cooperação econômica internacional, não conta com secretariado permanente, e cabe à presidência de turno do agrupamento organizar e conduzir as reuniões, incluindo a Cúpula dos Líderes", diz o comunicado.

"O Brasil ocupará essa posição entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024. Compete, ainda, à presidência de turno do G20 convidar países não-membros do grupo a participarem dos trabalhos daquele ano, em capacidade própria ou como representantes de organizações regionais", acrescenta.

De acordo com a nota do Itamaraty, "Paraguai e Uruguai ocuparão as presidências pro tempore do Mercado Comum do Sul (Mercosul) no primeiro e segundo semestre de 2024, respectivamente".


Encontro do G20

O Brasil sediará o encontro anual de presidentes e primeiros-ministros do G20. A cidade brasileira para sede do encontro ainda não foi definida. Em 2023, por sua vez, a sede será Nova Delhi, na Índia.

Representantes do G20 já se encontravam uma vez por ano desde 1999, mas especialistas apontam o ano de 2008, quando as reuniões ocorreram em São Paulo, como a verdadeira decolagem do grupo. A instituição foi criada no final da década de 90 como uma reação à crise que teve início na Ásia e acabou contaminando todo o mundo.


Leia também

Ranking de crescimento entre o G20

O crescimento de 2,9% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2022, ante o mesmo período de 2021, fez o país figurar na 12ª posição em ranking de desempenho da atividade econômica entre os países do G20. O levantamento foi feito pela agência de classificação de risco Austin Rating.

Os dados do PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que anunciou nesta quinta-feira (2) os resultados das Contas Nacionais Trimestrais.

Na comparação em taxa de crescimento em 2022, o Brasil fica em 12º entre os países do G20, na frente dos Estados Unidos (2,7%), Coreia do Sul (2,6%), França (2,5%), Alemanha (1,8%) e Japão (1,1%). No entanto, em termos de valores, o país sobe uma posição, em 11º do ranking, que passa a ser liderado pelos Estados Unidos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.