Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasil deve enviar equipe ‘de alto nível’ para negociar acordo com os EUA, diz Lula

Presidente afirmou, ainda, que qualquer dificuldade que surgir será tratada diretamente entre os líderes

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Brasil enviará uma equipe de ministros para negociar com os EUA, conforme announced pelo presidente Lula.
  • A equipe incluirá os ministros da Fazenda, Relações Exteriores e o vice-presidente.
  • A negociação abordará o fim das punições a ministros do STF e as taxas sobre produtos brasileiros.
  • Lula expressou confiança em alcançar um acordo durante encontro com Donald Trump na Malásia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula teve encontro com presidente Donald Trump na Malásia Ricardo Stuckert / PR

Em meio às expectativas de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (27) que o Brasil pretende enviar uma “equipe de alto nível” para conduzir as negociações entre os dois países. Segundo o petista, o grupo será formado pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; Relações Exteriores, Mauro Vieira e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

À imprensa, o presidente afirmou, ainda, que qualquer dificuldade que surgir será tratada diretamente entre os presidentes.


“Toda vez que tiver uma dificuldade, eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem meu telefone e eu tenho o telefone dele, nós vamos colocar as equipes para negociar, minha equipe é de alto nível”, disse.

Leia mais

Nas negociações, os assuntos tratados, de acordo com Lula, será o fim das punições aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além das taxações impostas aos produtos brasileiros.


Lula chegou a mencionar também que durante o encontro com Trump, ele entregou um documento com as argumentações e pontos conversados, incluindo provas sobre o superávit dos Estados Unidos na balança comercial com o Brasil.

Apesar dos comentários positivos do encontro, Lula disse já esperar que um acordo não fosse fechado em apenas uma reunião. “Não era possível, nem vocês acreditam que em uma única conversa a gente pudesse revolver os problemas, o que nós estabelecemos é uma regra de negociação”, completou.


Mais cedo, o presidente brasileiro disse estar confiante que fará acordo com os Estados Unidos. O brasileiro se reuniu no domingo (26) com o presidente norte-americano, Donald Trump, na Malásia.

“Eu volto para o Brasil satisfeito com a reunião que tive com o Presidente Trump. Se depender dele e de mim, teremos um acordo. Estamos dispostos a fazer com que Brasil e Estados Unidos continuem com a relação que já cultivamos há 201 anos”, escreveu Lula no X.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.