Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil e Estados Unidos definem acordo de cooperação para gerar energia limpa

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com a secretária americana Jennifer Granholm nesta sexta (21), na Índia

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Brasil e EUA são potências globais em energia limpa
Brasil e EUA são potências globais em energia limpa Brasil e EUA são potências globais em energia limpa

O Ministério de Minas e Energia do Brasil fechou um acordo de cooperação de energia limpa com a Secretaria de Energia dos Estados Unidos da América nesta sexta-feira (21). A decisão ocorreu durante um encontro dos líderes das pastas, Alexandre Silveira e Jennifer Granholm, na 14ª Reunião Ministerial de Energia Limpa e 8ª Missão Inovação, na Índia.

A cooperação das potências globais de energia se dá por meio dos valores e prioridades compartilhados no Fórum de Energia Brasil-EUA, conhecido pelo diálogo entre as duas nações para alinhar detalhes técnicos, políticos, comerciais e de investimento na transição de energia limpa.

Os líderes explicam que o setor privado é necessário para a criação de novos trabalhos em combustíveis de aviação sustentável, hidrogênio limpo e gerenciamento de carbono e metano, por meio da Clean Energy Industry Dialogue (CEID). Serão lançados comitês de ação público-privada na empresa para progredir as tecnologias até a conferência, em 2028.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

O plano de ação do Fórum de Energia Brasil-EUA entre 2023 e 2024 definiu quatro áreas temáticas para a colaboração: a mobilização do setor privado e envolvimento da comunidade; o gerenciamento de carbono e metano; a expansão de energia nuclear civil; e o aumento, renovação e modernização da rede de energia renovável.

Publicidade

O ministro Alexandre Silveira e a secretária Jennifer Granholm destacaram a importância dos líderes das nações acelerarem os processos de transição de energia limpa no hemisfério Ocidental. A parceria decidiu ainda que serão compartilhados investimentos em comunidades locais, proteção do meio ambiente, construção de uma força de trabalho de energia limpa, promoção do acesso à energia e avanço da diversidade e inclusão.

Os líderes, oficiais de alto nível e especialistas das áreas envolvidas vão se reunir a cada três meses para acelerar a implementação do plano. Na reunião, também foi anunciado que o Brasil vai sediar o próximo encontro ministerial do Fórum, em 2024, e a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa e 9ª Reunião da Missão Inovação. O evento será realizado em Foz do Iguaçu.

*Sob supervisão de Fausto Carneiro. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.