Brasília Brasil precisa diversificar a matriz energética, diz Paulo Guedes

Brasil precisa diversificar a matriz energética, diz Paulo Guedes

Para Guedes, a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia projetaram o Brasil em um futuro verde e digital

  • Brasília | Do R7, em Brasília

O ministro da Economia Paulo Guedes disse, nesta terça-feira (29), que o Brasil precisa diversificar sua matriz energética, em entrevista exclusiva à Record TV (confira a íntegra no vídeo acima). Ele citou o impacto da guerra na Ucrânia na economia brasileira e falou sobre a necessidade de que o país encontre soluções para evitar reflexos assim no futuro.

"O petróleo começa a subir e atinge todo o país. O Brasil é unimodal, roda em cima das estradas, em cima dos caminhoneiros. Quando sobe petróleo, sobe diesel, [isso] nos atinge severamente", afirmou. "Vamos ter que continuar aprofundando as reformas. O Brasil tem que pensar para o futuro na diversificação da matriz energética", acrescentou.  

Paulo Guedes, ministro da Economia

Paulo Guedes, ministro da Economia

Reprodução Record TV

O ministro citou também os investimentos do governo federal em ferrovias como medidas pensadas para diminuir a dependência do transporte rodoviário.

Estamos fazendo investimentos colossais em ferrovias, com o ministro [da Infraestrutura] Tarcísio [de Freitas]. Ele tem um excelente plano de infraestrutura para o Brasil reduzir essa dependência apenas nas estradas

Paulo Guedes

Segundo Guedes, a pandemia acelerou um mergulho na economia digital. "Agora com essa guerra, é como se isso estivesse nos induzindo para uma transição para uma economia verde e dizendo: 'Olha, essa economia em cima de fósseis tem pontos de vulnerabilidade importantes'" afirmou. "Então, fomos projetados ao mesmo tempo nesse futuro verde e digital," concluiu. 

Últimas