Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasileiros se dividem sobre substituição de combustíveis fósseis por energia renovável

Segundo pesquisa, debate se intensifica com a chegada da COP30 e diante da expectativa pela sanção da MP da Energia por Lula

Brasília|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Pesquisa mostra que 52% dos brasileiros apoiam a substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis, enquanto 48% são contra.
  • Jovens da Geração Z são mais otimistas, com 86% acreditando que as soluções da COP30 serão implementadas.
  • Aprovação da medida provisória para reduzir tarifas do setor elétrico pelo Senado, já aprovada anteriormente pela Câmara dos Deputados.
  • 85% dos brasileiros conhecem a COP e 83% defendem mais investimentos do governo no combate às mudanças climáticas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Percepção é de que enfrentar a crise climática exige cooperação entre governos e setor privado Ralf Vetterle/Pixabay

Durante a COP30, que é realizada em Belém (PA), uma pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, mostra que os brasileiros ainda se dividem sobre a necessidade de trocar os combustíveis fósseis por fontes renováveis.

Segundo o levantamento, 52% da população acredita que essa substituição é necessária, enquanto 48% não veem necessidade.


O estudo também mostra que a forma como os brasileiros enxergam o tema varia conforme a idade. Entre os jovens da Geração Z, 86% acreditam que as soluções debatidas na COP30 serão colocadas em prática, seja total ou parcialmente.

Leia mais

Já entre os baby boomers, esse índice cai para 70% — o que indica um maior otimismo das novas gerações em relação às mudanças climáticas e à adoção de novas tecnologias sustentáveis.


Mesmo com essa confiança, a maioria dos entrevistados (61%) acredita que as medidas propostas durante a COP30 serão aplicadas apenas parcialmente, e só 19% confiam que elas sairão do papel por completo.

MP da Energia

O Senado aprovou no final de outubro a medida provisória que propõe reduzir tarifas do setor elétrico e baixar o valor da conta de luz. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados.


A MP enviada pelo governo sofreu alterações durante a análise pelo Congresso Nacional. Com isso, o texto será enviado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto prevê modernizar as cobranças tarifárias e coloca um limite de gastos para a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), que é uma conta dividida entre todos os consumidores. Ela estipula a abertura gradual do mercado de energia e prevê que recursos de hidrelétricas sejam direcionados para pagamento da CDE


A indicação de um teto para gastos não inclui programas sociais, como o Tarifa Social e o Luz para Todos.

Percepção e conhecimento sobre a COP

O levantamento do instituto também indica que 85% dos brasileiros afirmam conhecer ou já terem ouvido falar sobre a COP, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

A pesquisa aponta que 83% dos brasileiros defendem mais investimentos do Governo Federal para combater as mudanças climáticas.

Além disso, 81% acreditam que os países mais ricos devem se engajar mais na agenda ambiental e 82% afirmam que grandes empresas precisam assumir responsabilidades concretas na adaptação ao novo cenário climático. A percepção geral é de que o enfrentamento da crise climática exige cooperação entre governos, setor privado e comunidade internacional.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.