Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasília terá segurança reforçada para atos do 8/1 nesta quinta

Esquema da Secretaria de Segurança Pública do DF será montado na data que marca os três anos da tentativa de golpe de Estado

Brasília|Da Agência Brasil

  • Google News
Evento em 8 de janeiro de 2025 para lembrar os episódios antidemocráticos de 2023
Haverá cerimônias no Palácio do Planalto e no STF Marcelo Camargo/Agência Brasil - 08.01.2025

A SSP/DF (Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal) preparou um esquema especial de segurança para esta quinta-feira (8), data que marca três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

Segundo a pasta, a segurança da Praça dos Três Poderes será reforçada com operação integrada entre agências policiais. O objetivo é ampliar o monitoramento e o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas.


Leia mais

A PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) instalou estrutura de comando e controle e reforçou o efetivo de policiamento ostensivo, mantendo tropas especializadas em prontidão para eventual acionamento.

Haverá intervenções nas vias de acesso e eventuais desvios ou bloqueios estarão condicionados à avaliação de necessidade e risco. O monitoramento pode incluir abordagens e revista de mochilas.


Todos os presentes passarão por credenciamento antes de acessar o local. O governo do DF recomenda que quem deseja participar dos atos chegue o mais cedo possível para evitar filas.

O isolamento da Esplanada, também sob responsabilidade da PMDF, ocorrerá a partir de 00h01 até o término do evento. Todo o monitoramento da área central de Brasília está sendo realizado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília, em conjunto com as forças de segurança pública.


‘Democracia inabalada’

Para lembrar dos três anos da tentativa de golpe, eventos especiais serão realizados na capital federal. No Palácio do Planalto, por exemplo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de uma cerimônia com autoridades e representantes da sociedade civil ainda pela manhã. Telões na área externa do prédio já foram montados.

O STF (Supremo Tribunal Federal) também preparou uma programação especial dentro da campanha “Democracia inabalada”. A programação inclui a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debates.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.