Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Cacique Raoni apresenta ‘boa evolução clínica’ após passar por cirurgia, diz hospital

O líder indígena foi submetido a um procedimento para desobstrução intestinal, realizado neste sábado (20)

Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Cacique Raoni Metuktire, de 94 anos, passou por cirurgia para desobstrução intestinal no Hospital São Paulo.
  • A cirurgia foi bem-sucedida e ele apresenta boa evolução clínica, estando afebril e respirando em ar ambiente.
  • Raoni foi transferido de Sinop, Mato Grosso, para São Paulo devido a complicações de obstrução intestinal, desidratação e pneumonia aspirativa.
  • O hospital emitirá nova atualização sobre seu estado de saúde amanhã ou em caso de alterações significativas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O cacique Raoni Metuktire, de 94 anos, apresenta “boa evolução clínica” após ter passado por cirurgia para desobstrução intestinal neste sábado (20). A informação foi divulgada por nota do HSP (Hospital São Paulo), onde o líder indígena está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

“A cirurgia ocorreu sem complicações. No pós-operatório, está sendo acompanhado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com boa evolução clínica, afebril e respirando em ar ambiente”, afirma o texto.


“Está consciente e respondendo às solicitações. Uma nova atualização sobre o estado de saúde do paciente será emitida amanhã à tarde ou se houver alterações clínicas significativas.”, completa.

O cacique Kayapó deu entrada no HSP na sexta-feira (19), com quadro de obstrução intestinal, desidratação e pneumonia aspirativa. Anteriormente, Raoni estava internado no hospital Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop, no norte de Mato Grosso. Porém, foi transferido para a capital paulista.


Leia Mais

Leia a nota do hospital na íntegra

“O Hospital São Paulo (HSP/Unifesp) informa que o paciente Raoni Metukire foi admitido pela instituição no dia 19/06/2026 às 16h30, apresentando quadro de obstrução intestinal, desidratação e pneumonia aspirativa. Ele foi submetido à cirurgia de desobstrução, por técnica minimamente invasiva, em 20/06, para manutenção do trânsito intestinal. A cirurgia ocorreu sem complicações. No pós-operatório, está sendo acompanhado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com boa evolução clínica, afebril e respirando em ar ambiente. Está consciente e respondendo às solicitações. Uma nova atualização sobre o estado de saúde do paciente será emitida amanhã à tarde ou se houver alterações clínicas significativas.”

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.