Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

CadÚnico: Ministérios do Desenvolvimento Social e da Previdência terão dados integrados

Com integração, renda da pessoa registrada no Cadastro Nacional de Informações Sociais vai para a base de dados do Cadastro Único

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília


Cadastro Único
Cadastro Único

O Cadastro Único, programa que permite acesso aos benefícios sociais, passará a ter dados relacionados a emprego, renda, data de nascimento, certidão de óbito e benefícios previdenciários dos usuários. 

A integração com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) foi estabelecida por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira (9). A medida entrou em vigor na data da publicação.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, a iniciativa faz parte da estratégia de qualificação do CadÚnico. Com a integração, a renda da pessoa registrada no CNIS vai diretamente para a base de dados do Cadastro Único.

Leia também

“A portaria define a necessidade de integração de bases de dados para aprimorar a governança e a transparência das políticas públicas”, disse o ministro da pasta, Wellington Dias.

Publicidade

Ainda de acordo com o ministério, a inserção dos dados do CNIS vai permitir agilidade na análise das condições de acesso a direitos e manutenção de benefícios, além de ajudar no monitoramento de políticas públicas sociais.

Cadastro Único

Em março, o governo federal anunciou que deu início à revisão cadastral dos beneficiários do Bolsa Família. Em uma portaria, o ministro Wellington Dias determinou a averiguação e a revisão cadastral dos beneficiários para o biênio 2023 e 2024.

Segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), a revisão do Cadastro Único vai gerar uma economia de até R$ 7 bilhões por ano aos cofres públicos. Segundo Tebet, a medida vai retirar famílias que não atendem aos parâmetros de elegibilidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.