‘Caio é o nosso futuro’, dizem crianças que treinam no mesmo centro que medalhista do DF
De Sobradinho, atleta brasiliense conquistou a medalha de prata na marcha atlética nas Olimpíadas de Paris
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
O nome de Caio Bonfim está na boca do Brasil desde que ele conquistou a histórica medalha de prata na marcha atlética nas Olimpíadas de Paris-2024 nesta madrugada (1º), mas em Sobradinho, no Distrito Federal, esse nome reverbera há tempos. O atleta brasiliense treina no Caso (Centro de Atletismo de Sobradinho), onde é inspiração para amigos e futuros competidores.
LEIA TAMBÉM
A medalha ainda não chegou ao DF, mas o impacto da vitória já influencia a próxima geração de atletas. Emanuelle Faustino, de 12 anos, é uma das 230 crianças que treinam marcha atlética no centro e espera seguir os passos do veterano. “O Caio é o nosso futuro, nosso ídolo. A gente se inspira muito nele e, um dia, todas nós queremos estar que nem ele, nas Olimpíadas, e ganhar uma medalha para o Brasil”, conta a pequena Manu.
“Mesmo quando novo, ele já tinha esse foco, essa cabeça boa”, conta Diego Pereira Lima, treinador do projeto e amigo de Caio. Ele relata que o atleta é extremamente dedicado aos treinos e querido por todos. “Não tem sol, não tem chuva que pare ele de treinar”, relembra.
Segundo Diego, Caio não abandona os treinos “nem quando passa mal”, e que “todo mundo quer chegar e fazer pelo menos perto do que ele fez”. “Ele é uma grande inspiração, não só como atleta mas também como pessoa”, conclui.
Também treinador do Caso, Jessimário Ribeiro comemora a conquista da medalha e a visibilidade que isso traz para a marcha atlética. “Isso nos dá uma luz de esperança, ou seja, mostra que dá certo. Tem que estar em cima ali, trabalhando. Isso é muito gratificante para a gente, que tem essa proximidade com o Caio, que sabe quem é ele. Ele merece, ele merece demais essa medalha”, relata.
Para Jessimário, a presença do medalhista olímpico vai ajudar e motivar as crianças que treinam no Caso a continuar se empenhando.
A medalha de prata
Caio Bonfim chegou em segundo lugar na marcha atlética de 20km, completando o percurso em 1h19min9s, nona melhor marca da carreira dele. Ele ficou atrás apenas de Brian Pintado do Equador, que ganhou o ouro, fazendo o tempo de 1h18min55s. O espanhol Alvaro Martin chegou em terceiro lugar, dois segundos depois do brasileiro.
Caio começou a treinar em 2007 em Sobradinho e é considerado hoje um dos principais nomes da modalidade do país. Ele está na quarta olimpíada e entrou para a história ao concluir o percurso em segundo lugar. Antes de Paris, o atleta já tinha no currículo quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos e duas em Mundiais.
Centro de Atletismo de Sobradinho
O Caso é um projeto social que visa capacitar e treinar crianças, jovens e adultos a se tornarem atletas que teve início em 1990. Atualmente, pessoas de sete a 50 anos treinam no Centro, liderado pelo treinador João Sena e a esposa dele, Gianetti Oliveira, pais de Caio Bonfim.