Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara aprova urgência de projeto para gratuidade em ônibus a idosos

Texto prevê um subsídio de R$ 5 bilhões; matéria não é apoiada pelo governo, que aponta falta de indicação de fonte de recursos

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Idoso entram em ônibus na av. Paulista, em São Paulo
Idoso entram em ônibus na av. Paulista, em São Paulo Idoso entram em ônibus na av. Paulista, em São Paulo

A Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quinta-feira (24), por 307 votos a 64, a urgência de um projeto de lei que cria um subsídio federal para custear a gratuidade de pessoas com mais de 65 anos em ônibus de transporte coletivo por três anos. O impacto previsto é de R$ 5 bilhões. Ao aprovar urgência, a matéria tramita com maior celeridade na Casa. O texto foi aprovado no Senado em fevereiro deste ano.

O projeto se trata da criação do Pnami (Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas), que visa garantir a gratuidade a idosos que utilizam o transporte coletivo no país. O líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), afirma que a matéria não tem o apoio do governo por não indicar a fonte de recursos, embora o texto mencione que a verba sairá dos royalties do petróleo e será repassada aos municípios de forma direta. 

Os parlamentares apontam que o setor de transporte coletivo sofreu muito durante a pandemia da Covid-19 e que já se encontrava em situação precária antes. O projeto se refere a transporte coletivo urbano. No caso de transporte intermunicipal, a matéria prevê que 20% do valor do fundo fica com a União, sendo repassados ao estado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.