Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara discute tirar identificação biométrica nas eleições de 2022

Os eleitores precisariam levar documento com foto e assinar o caderno de votação; medida visa garantir segurança sanitária

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Deputado apresenta projeto que desabilita biometria nas eleições de 2022
Deputado apresenta projeto que desabilita biometria nas eleições de 2022 Deputado apresenta projeto que desabilita biometria nas eleições de 2022

A Câmara dos Deputados discute um projeto de lei que propõe suspender a identifição por biometria nas eleições de 2022. O PL 2668/21 tem como objetivo aumentar a segurança sanitária aos eleitores substituindo a leitura digital pela apresentação de documento com foto e assinatura no caderno de votação. 

Antes de ser analisado pelo plenário, a proposta passará pelo crivo das comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ainda não há data para a proposta ser analisada nas comissões.

Uma medida similar foi adotada durante as eleições municipais de 2020, relembra o autor do projeto, deputado Zé Vitor (PL-MG). Na ocasião, a Justiça Eleitoral buscou reduzir a aglomeração e a formação de filas de eleitores, "uma vez que o uso de biometria pode tornar a votação mais demorada" e diminuir os pontos de contato do eleitor com objetos e superfícies, já que a higienização constante do aparelho biométrico pode danificá-lo. 

Mesmo com a vacinação em massa da população brasileira, com todos os brasileiros adultos incluídos no esquema de reforço da imunização contra a Covid, a necessidade de acompanhar e controlar a proliferação de novas variantes é usada como justificativa para a proposta, sobretudo em eventos que provocará aglomeração ou grande fluxo de pessoas nos mesmos locais de votação.

Entendemos ser inevitável a adoção de medidas preventivas que garantam%2C ao mesmo tempo%2C a saúde dos eleitores durante o processo de votação e a segurança%2C autenticidade do processo de votação

(Zé Vitor, deputado federal)

"O objetivo é evitar o surgimento de novas ondas de contágio por Covid-19 durante os dias de votações das eleições de 2022", justifica o deputado, na proposta. "Ainda não sabemos ao certo a taxa de proteção e os impactos das vacinas desenvolvidas até o momento contra as novas e desconhecidas variantes do coronavírus", completa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.