Câmara diz que presidência da Casa não foi comunicada sobre a saída de Ramagem do Brasil
Condenado a 16 anos de prisão na ação da trama golpista, deputado federal está nos Estados Unidos com a família
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Câmara dos Deputados informou, na noite desta quarta-feira (19), que o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) não recebeu autorização da Casa para realizar ‘missão oficial’ no exterior. O deputado também não teria avisado à Presidência da Câmara o afastamento do território nacional.
O comunicado foi divulgado após o parlamentar ser visto nesta quarta-feira (19) em um condomínio de luxo, em Miami, nos Estados Unidos. Ramagem está de licença médica: ele apresentou atestados nos períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro. No entanto, está proibido de deixar o país.
Ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o governo de Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal da trama golpista. A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) considerou o parlamentar culpado por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. O processo está próximo do trânsito em julgado.
Leia mais
Ainda durante as investigações, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que o parlamentar não saísse do Brasil e tivesse os passaportes cancelados. Mesmo assim, o deputado conseguiu viajar para os Estados Unidos, onde está com a esposa e as filhas.
A repórter Natália Martins noticiou no R7, nesta quarta-feira (19), como Ramagem chegou a Miami. Ele saiu do Brasil há pouco mais de um mês, seguiu de carro até um país vizinho e pegou um voo comercial para os EUA.
De acordo com o R7 Planalto, na terça-feira (18), Ramagem registrou presença no sistema da Câmara dos Deputados e votou a favor do PL Antifacção de forma remota. Desde o início da COP30, os deputados conseguem marcar presença e votar, à distância, pelo Infoleg. A medida deve durar até o fim desta semana.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














