Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Câmara Legislativa do DF aprova projeto que altera escolaridade de cargos de servidores da Casa

Medida vai afetar pelo menos 79 auxiliares legislativos, 90 assistentes legislativos e 264 técnicos legislativos na ativa

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília
Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília

Os deputados distritais aprovaram, nesta terça-feira (4), proposta que muda a escolaridade mínima de uma série de cargos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Segundo o texto, cargos de com requisito de nível fundamental passam a ser designados como nível médio, e cargos de nível médio serão considerados de nível superior.

O projeto de lei 249/2023 seria votado na última terça (28), mas acabou retirado da pauta após críticas de servidores. O texto era visto como muito amplo, e não descrevia as atribuições de cada cargo que sofreria a alteração. Com isso, funcionários com diversas escolaridades, que hoje têm atividades distintas, poderiam passar a receber salários diferentes para cumprir funções semelhantes.

Leia também

É o caso das vagas que requerem 4ª ou 8ª série (5º e 9º anos do ensino fundamental, na nomenclatura atual), que seriam agrupadas em duas carreiras de nível médio. O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Sindical) apresentou então o substitutivo para a Mesa Diretora da CLDF.

A nova versão é mais específica e descreve as alterações de cada cargo. Parlamentares argumentam que o projeto "moderniza as carreiras". Segundo o texto, apesar das mudanças nas nomenclaturas e na escolaridade dos cargos, não haverá reajuste dos vencimentos ou impacto orçamentário na Casa.

A medida deve afetar 79 auxiliares legislativos, 90 assistentes legislativos e 264 técnicos legislativos que estão na ativa — um total de 433 servidores.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.