Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Caso TH Joias: PF pede ao Supremo abertura de investigação contra governador do ES

O documento foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que afastou o presiente da Alerj

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal abertura de investigação contra o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
  • O pedido foi baseado em conversas encontradas no celular do juiz federal Macário Júdice, que indicam intermediação em favor de aliados políticos.
  • O documento foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, relator de um inquérito relacionado ao presidente afastado da Alerj e outros envolvidos.
  • Recentemente, a PF indiciou Rodrigo Bacellar e Thiego Raimundo por supostos laços com o Comando Vermelho e vazamento de informações.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A PF informou no documento que as conversas entre os dois apontam que o governador Renato Casagrande teria pedido favor ao juiz Reprodução/JR Entrevista

A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido para que seja aberta uma investigação contra o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

O pedido ocorre após a corporação encontrar conversas no celular do juiz federal Macário Júdice que, segundo a PF, apontariam para possível intermediação em favor de aliado político.


O documento foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que já investiga o presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, e o ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos, conhecido como TH Joias.

A PF informou no documento que as conversas entre os dois apontam que o governador teria pedido favor ao juiz para interceder em processo de aliados, como um prefeito que respondia por improbidade administrativa.


“As intervenções de Macário, realizadas a pedido do governador, com o objetivo de ‘agilizar’ ou ‘olhar com carinho’ a decisão de outro magistrado, acompanhadas da troca de mensagens, envio de memorial, facilitação de contatos e afirmação de que ‘estava resolvido’ na véspera do despacho que concedeu efeito suspensivo”, disse a PF.

Indiciado

Na semana passada, a Polícia Federal indiciou o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União), e o ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias (MDB), por suspeitas de manterem laços com o Comando Vermelho (CV).


As ligações incluem vazamento de informações para favorecer o tráfico de drogas.

A defesa de Bacellar, conduzida pelo advogado Daniel Leon Bialski, afirma que o indiciamento é “arbitrário e abusivo.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.