Cela de 38 m², varanda e acesso a áreas comuns: como é o espaço de Bolsonaro na Papudinha
Laudo da PF mostra fotos da cela do ex-presidente; local tem quarto, copa, lavanderia e área externa
Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Polícia Federal concluiu nesta semana a perícia que fez sobre a condição de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha. O documento da corporação revelou imagens da cela ocupada por Bolsonaro.
O ex-presidente está em uma Sala de Estado Maior. A cela dele tem 38,5 m² e é dividida em “quarto-sala”, copas (com pia, geladeira e filtro), lavanderia com tanque e banheiro.
Além dessa área interna, a edificação conta com uma parte externa que abriga uma varanda e um espaço privativo ao ar livre.
Veja como é a cela de Bolsonaro na Papudinha
Vista das copas com geladeira, pia e filtro de água e da lavanderia.
A parte interna da cela tem paredes de alvenaria, pintura acrílica, laje de concreto e pé-direito de 2,7 metros. O piso é de cerâmica, com iluminação natural por meio de janelas e iluminação artificial com lâmpadas de LED. A ventilação ocorre de forma natural e também por ar-condicionado.
No quarto-sala, há uma campainha de pânico/emergência e uma barra de apoio ao lado do leito. Entre o quarto-sala e o banheiro, existe um corredor com aproximadamente 5 metros de comprimento e 1 metro de largura, que dá acesso às copas e à lavanderia.
O laudo aponta ainda que Bolsonaro tem acesso a todas as áreas comuns, tanto às destinadas exclusivamente aos presos das edificações de Estado Maior quanto às áreas de uso geral do batalhão. Essas áreas comuns incluem aparelhos de musculação, espaço para cultos religiosos, pista de caminhada e campo de futebol.
Aos peritos da PF, Bolsonaro disse que auxilia na manutenção da limpeza do “quarto-sala” e considera o ambiente satisfatório, apesar de obras no local.
Leia mais
Rotina de Bolsonaro
Durante entrevista aos peritos, Bolsonaro relatou que dorme por volta das 22h e acordar espontaneamente às 5h, mas permanece na cama e só se levanta efetivamente às 8h.
O ex-presidente também disse que o uso recente do aparelho CPAP (recomendado para quem tem apneia) melhorou a qualidade do sono em cerca de 80%, reduzindo despertares noturnos.
Bolsonaro comentou que, após se levantar, toma o café da manhã e faz higiene pessoal (barba e banho). Ele relatou que aceita apenas o desjejum fornecido pela Papudinha: achocolatado e pão com manteiga. Bolsonaro também disse que dedica parte da manhã à leitura de livros.
Após o almoço, o ex-presidente disse que tem o hábito de repousar por cerca de 20 minutos (o que os médicos alertam ser contraindicado para o refluxo dele). Ele detalhou que assiste a programas esportivos na televisão e conversa com o policial responsável pela guarda externa do alojamento.
Ao final da tarde, Bolsonaro comentou que costuma realizar uma caminhada de aproximadamente 1 km, sob escolta. Ele também recebe a visita de um fisioterapeuta particular uma vez por semana para alongamento e acupuntura.
Quanto à alimentação, Bolsonaro comentou que o almoço e o jantar são trazidos por familiares. No almoço, ele come arroz, feijão, uma proteína (carne ou frango) e salada de alface e tomate. Ele negou consumir outros legumes ou verduras cozidas. No jantar, ele disse que geralmente consome caldos ou sopas.
Nos intervalos, ele lancha biscoitos e bolos trazidos por visitantes.
Atendimento médico
Bolsonaro relatou que recebe remédios de forma fracionada nos horários prescritos. A entrega é feita por um preso ou policial designado. Ele detalhou que recebe visitas majoritariamente do médico Brasil Caiado e, ocasionalmente, de outros profissionais.
O documento da PF informa que a Papudinha não dispõe de ambulatório médico nem de equipe de saúde própria.
Em situações de urgência ou emergência, segundo a corporação, o procedimento padrão é o acionamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), podendo ser utilizado, inclusive, o helicóptero da Polícia Militar do DF para transporte até uma unidade hospitalar.
Para atendimentos ambulatoriais, os presos são encaminhados ao Centro de Internação e Reeducação do Complexo da Papuda, localizado a cerca de 3 km da Papudinha.
O local conta com estrutura de UBS (Unidade Básica de Saúde), incluindo farmácia, exames complementares básicos — como laboratoriais e eletrocardiograma — e consultório odontológico. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O quadro de profissionais de saúde do Centro de Internação e Reeducação é composto por:
- Um médico de família;
- Um médico clínico;
- Um médico psiquiatra;
- Dois dentistas;
- Um psicólogo;
- Um fisioterapeuta;
- Um farmacêutico.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp


























