Celina Leão inaugura sistema de monitoramento por câmeras no Sol Nascente, no DF
Governadora em exercício, Celina também entregou 70 apartamentos para pessoas em vulnerabilidade social
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, inaugurou um sistema de monitoramento por câmeras no Sol Nascente para reduzir a criminalidade na região administrativa. Ao todo, serão instaladas câmeras em 55 pontos estratégicos, onde a Secretaria de Segurança Pública do DF identificou alta incidência de crimes. Para Celina, a medida é fundamental para garantir segurança aos moradores.
Veja Mais
“Isso significa que as pessoas que estão aqui merecem a mesma segurança de quem mora no Plano Piloto. Hoje, o Sol Nascente tem mais de R$ 600 milhões investidos, com construção de escolas, creches, infraestrutura e diversas medidas. Vamos ter agora também uma Casa da Mulher Brasileira aqui e vamos continuar trabalhando por essa região”, disse.
No ano passado, o Sol Nascente registrou 11 homicídios, 204 roubos a transeuntes, 32 tentativas de homicídios e 28 estupros. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, explicou como funciona a medida. “Conseguimos incluir o Sol Nascente entre as regiões com esse sistema. As câmeras vão poder monitorar pontos estratégicos da região, onde havíamos mapeado os índices de criminalidade. Conseguimos medir os locais em que estão acontecendo furtos, roubos, assédio sexual e outros crimes”, explicou.
Na avaliação de Sandro Avelar as câmeras vão transmitir também a sensação de segurança para a população. “E a Polícia Militar vai ter acesso a essas imagens, e quando elas captarem que um crime está acontecendo, a PM pode rapidamente se deslocar para aquele local. A Polícia Civil também vai poder usar essas gravações para investigar os casos e identificar os responsáveis pelas ações criminosas”, disse.
O titular da Secretaria de Segurança Pública acrescentou que a expectativa é que, até o fim de 2026, todas as regiões administrativas do DF estejam monitoradas por câmeras. “Grande parte das câmeras são móveis e boa parte delas tem o sistema de reconhecimento facial. Ou seja, se uma pessoa passou na frente dessa câmera e tem um mandado de prisão contra ela, vamos conseguir localizar e prender essa pessoa. Se passar um carro roubado ou furtado, poderemos identificar isso com a placa do veículo”, observou.
Entrega de moradias
Também nesta quinta-feira, Celina Leão entregou 70 apartamentos para pessoas com alta vulnerabilidade social. Ao todo, pelo menos 200 pessoas foram beneficiadas com a medida. Durante a entrega, Celina garantiu: “enquanto estivermos pessoas em situação de vulnerabilidade no DF, vamos trabalhar para cuidar dessas pessoas, para colocar essas crianças nas escolas, para garantir comida e emprego”.