Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Cerca de 195 mil beneficiários do Bolsa Família no DF podem ser bloqueados

Mais da metade dos usuários do programa não compareceram ao acompanhamento em saúde neste segundo semestre

Brasília|Do R7, em Brasília

Usuários podem perder Bolsa Família por falta de acompanhamento médico Rafael Zart/ASCOM-Ministério do Desenvolvimento -

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal alerta que cerca de 195 mil beneficiários do programa Bolsa Família podem perder o benefício por não comparecerem às consultas de acompanhamento em saúde no segundo semestre deste ano.

O número corresponde a 55,25% do público, entre gestantes, mulheres e crianças. O não comparecimento às consultas pode gerar o bloqueio, a suspensão e até o cancelamento do benefício.

Veja Mais

Segundo a pasta, apenas 44,75% dos beneficiários fizeram o acompanhamento, o que coloca a capital federal nas últimas posições do ranking nacional. Ao todo, o DF tem mais de 350 mil beneficiários do programa no perfil Saúde, sendo cerca de 95 mil deles menores de 7 anos.

Para garantir o recebimento do benefício, os usuários devem realizar o acompanhamento todo ano. “Asseguramos o acesso a esses serviços de saúde vitais às mulheres do programa, monitorando o cumprimento dos requisitos e buscando melhorias contínuas”, destaca a coordenadora distrital do Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana.


Gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos devem comparecer à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência.

Ao chegar na unidade, será preciso apresentar ao profissional de saúde o documento de identificação com foto e o cartão do Bolsa Família. Para as gestantes, é necessário também levar a caderneta de pré-natal e, para as crianças menores de 7 anos, apresentar o cartão vacinal.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.