Brasília Chuva intensa causa danos e perdas significativas à UnB

Chuva intensa causa danos e perdas significativas à UnB

A universidade informou que perdeu equipamentos, documentos, livros e mobiliário no Instituto de Física

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Chuva no Instituto de Física da UnB

Chuva no Instituto de Física da UnB

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Uma intensa tempestade que atingiu o Distrito Federal na noite de sexta-feira (9) resultou em danos significativos no campus Darcy Ribeiro da UnB (Universidade de Brasília), localizado na Asa Norte. O IF (Instituto de Física) foi uma das áreas mais afetadas, registrando perdas em equipamentos, documentos, livros e mobiliário, segundo informado pela instituição.

Já neste sábado pela manhã (10), funcionários da universidade, professores, técnicos e estudantes uniram esforços para avaliar os estragos e tentar minimizar os danos causados pelo alagamento. O subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC) Centro e parte do auditório do departamento de Engenharia Florestal ficaram inundados, conforme informou a UnB em nota.

A universidade atribuiu o alagamento às conhecidas deficiências no sistema de drenagem de águas da Asa Norte, somadas à topografia da região. O diretor do IF, Olavo Filho, junto com a comunidade acadêmica, está empenhado em recuperar o máximo possível dos itens danificados.

Vale ressaltar que, após um episódio semelhante em 2019, a UnB realizou obras de contenção, apesar das dificuldades orçamentárias, abrangendo todas as unidades situadas no subsolo do ICC, uma edificação com mais de 50 anos.

Previsão do tempo

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou o DF em alerta laranja para chuvas intensas nos primeiros dias do Carnaval 2024. Segundo o Instituto, a região pode registrar ventos de até 100 km/h, além de quedas de energia e alagamentos. O alerta foi emitido neste sábado (10), um dia depois que um forte temporal causou transtornos em diversas cidades.

O GDF (Governo do Distrito Federal) também pediu a colaboração da população para evitar situações de risco durante a folia deste ano, ressaltando a importância da hidratação, alimentação e moderação ao ingerir bebida alcoólica.

O alerta laranja vai até às 10h deste domingo (10) e também é válido para regiões do Entorno, como Águas Lindas de Goiás e Cidade Ocidental. As principais orientações do Inmet para a população são:

- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;

- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

- Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chamados de inundação

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal já atendeu a 31 chamados de inundações após a forte chuva que atingiu a cidade nesta sexta-feira (9) e causou alagamento e prejuízo em vários pontos da área central de regiões administrativas. O balanço feito pela corporação é das 19h da sexta até às 7h30 deste sábado (10). Até o momento, não há registros de mortos.

Últimas