Cinemateca Brasileira tem princípio de incêndio após curto-circuito
Acervo está preservado, mas sistema de climatização foi danificado
Brasília|Do R7
A Cinemateca Brasileira, que fica na Zona Sul de São Paulo, foi atingida por um princípio de incêndio na tarde desta segunda-feira (24). Segundo o Ministério da Cultura, o acervo está preservado. Apesar disso, o sistema de climatização, que é essencial para a conservação do acervo, foi danificado.
De acordo com a pasta, o fogo começou devido a um curto-circuito em um componente do sistema de climatização, em uma área isolada da instituição.
“Graças à pronta ação da Brigada de Incêndio da Cinemateca, devidamente treinada para esse tipo de ocorrência, o fogo foi imediatamente controlado, sem risco para o acervo audiovisual da instituição, que permanece intacto. O Corpo de Bombeiros, acionado no início da ocorrência, procedeu com a ventilação de segurança para eliminar a fumaça tóxica dos ambientes afetados. Todos os colaboradores e visitantes foram rapidamente evacuados, e não houve vítimas”, disse nota do Ministério da Cultura.
A pasta disse que tomará todas as medidas necessárias para garantir a recuperação e substituição do sistema danificado. Uma equipe do Ministério vai visitar a instituição na terça-feira (25). “Destacamos que a Cinemateca Brasileira, o maior acervo audiovisual da América do Sul, é um centro de memória cultural fundamental para o Brasil, e sua manutenção é uma prioridade para o atual governo”, disse.
A Cinemateca, fundada em 1946, é responsável pela promoção do audiovisual brasileiro. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca. Em 2021, um galpão que abrigava o acervo fotográfico da instituição foi destruído pelo fogo. Além desse incêndio, a Cinemateca já sofreu com pelo menos outros quatro ao longo de sua história.