Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ciro Nogueira critica empresários que assinaram carta em favor da democracia

Documento foi feito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e será lido no dia 11 de agosto em São Paulo

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, criticou, nesta terça-feira (26), empresários que assinaram uma carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro. Ele insinuou que os banqueiros fizeram o documento, porque perderam cerca de R$ 40 bilhões por ano com o Pix.

"Presidente Jair Bolsonaro, sabe por que os banqueiros hoje podem assinar cartar, inclusive contra o presidente da República, ao invés de se calarem com medo nos congelamentos de câmbio do passado?", questionou Nogueira.

"Porque hoje, graças ao desprendimento do poder do Senhor e a visão do ministro Paulo Guedes, o Brasil passou a ter um Banco Central independente. Antes, a instituição podia ser o chicote ou o bombom dos governos para os banqueiros", completou.

Na sequência, o ministro da Casa Civil destacou a lei que garante a autonomia do Banco Central. Segundo ele, após a medida, "os banqueiros podem até assinar manifestos contra o presidente, pois sabem que não serão perseguidos".

Publicidade

"Eles podem assinar manifestos contra porque estão livres da perseguição, mas o Banco Central, independente, coloca em prática o PIX, que por ano transferiu mais de R$ 40 bilhões de tarifas que os bancos ganhavam a cada transferência bancária e hoje é de graça", argumentou.

O documento foi criado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e contou com a assinatura de diversos empresários. A carta será lida no dia 11 de agosto, no Pátio das Arcadas, no centro de São Paulo, às 11h.

O texto fala sobre os problemas atuais, em especial os ataques feitos pelo chefe do Executivo contra o Tribunal Superior Eleitoral, as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro. Em um dos trechos, a carta destaca: "Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: 'Estado Democrático de Direito sempre!'". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.