Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ciro Nogueira presta depoimento nesta quarta em ação do TSE que investiga eventos do 7/9

A determinação partiu do corregedor da corte, ministro Benedito Gonçalves, em ação contra Jair Bolsonaro

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Ciro Nogueira (PP-PI) presta depoimento no TSE nesta quarta
Ciro Nogueira (PP-PI) presta depoimento no TSE nesta quarta

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) vai prestar depoimento nesta quarta-feira (23) em ação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que investiga a origem de recursos usados no bicentenário da Independência, em 2022.

A determinação partiu do corregedor da corte, ministro Benedito Gonçalves, em ações que pedem a inelegibilidade de Bolsonaro — o ex-presidente já foi considerado inelegível pelo TSE. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também prestou depoimento nesta mesma ação na segunda-feira (21).

Em julho, Gonçalves determinou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) prestasse depoimento na ação que investiga o suposto desvio de finalidade das comemorações do evento que teria sido planejado de modo a impulsionar atos de campanha eleitoral dos então candidatos à Presidência e Vice-Presidência Jair Bolsonaro (PL) e Walter Braga Netto (PL).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

O ministro ordenou ainda que eles apresentem documentação que demonstre a origem dos recursos utilizados para o custeio dos atos de campanha realizados em Brasília e no Rio de Janeiro em 7 de setembro do ano passado, o que inclui a montagem da estrutura montada para comícios.


O ex-ministro da Defesa deve fornecer ainda, no prazo de cinco dias, documentos que esclareçam os valores gastos para a realização dos desfiles cívico-militares nos anos de 2022, 2021, 2020 e 2019 em Brasília, discriminados por rubrica e fornecedor.

De acordo com a decisão, o Governo do Distrito Federal deve apresentar atos administrativos que cuidaram da segurança na área da Esplanada dos Ministérios em 7 de setembro de 2022, bem como o ato que autorizou o ingresso do trio elétrico utilizado pela campanha de Jair Bolsonaro e Braga Netto na área.

Já a prefeitura e o governo estadual do Rio de Janeiro estão obrigados a apresentar informações do apoio material e organizacional aos atos cívico-militares realizados no mesmo dia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.