CNU 2025: abstenção na 2ª edição cai para 42,8%, diz ministra da Gestão
Ministra Esther Dweck fez balanço da prova após dia de exame
Brasília|Thays Martins, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que a abstenção na segunda edição do CNU (Concurso Nacional Unificado) caiu para 42.8%. Na primeira edição, 54% dos candidatos inscritos não fizeram a prova. Os números foram apresentados em coletiva de imprensa após o exame, neste domingo (5). A menor abstenção foi no Distrito Federal, com 30,8%. Já a maior, foi no Amazonas, com 51,2%.
Dweck ainda disse que a aplicação da prova ocorreu de forma tranquila. “A prova hoje ocorreu de forma tranquila, praticamente sem intercorrências”, destacou. Segundo a ministra, isso foi possível devido ao trabalho conjunto entre vários órgãos do governo federal, aos governos estaduais e a banca responsável pelo certame.
Na coletiva, a ministra Esther Dweck comemorou a realização do concurso e disse que o certame já se consolida como uma política pública. “A gente percebeu que a população viu o CNPU como uma forma de política pública inclusiva. As pessoas veem nele uma oportunidade real de ingressar no serviço público real”, disse.
Leia mais
Cadernos de prova e gabaritos serão divulgados amanhã
Como medida de segurança extra, os candidatos não sabiam qual o caderno de questão que responderam. Essa informação será divulgada na segunda-feira (6) às 10h, junto aos gabaritos preliminares.
“Amanhã as pessoas vão saber quantos gabaritos tinham e qual era a prova que a pessoa fez”, disse a ministra.
Ao todo, o CNU 2025 oferta 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. A segunda fase, as provas discursivas, serão aplicadas em 7 de dezembro.
Números do concurso
- 761.545 pessoas inscritas de 4.951 municípios
- 85 mil profissionais atuam na logística e segurança
- 456 mil mulheres inscritas, o que representa 60% do total
- 252 mil candidatos concorrem por cotas raciais e sociais
Próximas datas
- 6 de outubro: divulgação do gabarito preliminar no site conhecimento.fgv.br/cpnu2
- 7 e 8 de outubro: prazo para interposição de recursos
- 7 de dezembro: provas discursivas
- 20 de fevereiro de 2026: divulgação das listas de classificação final
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
