Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Com isenção de visto, Embaixada do Japão no Brasil acredita em aumento no turismo entre países

Medida valerá a partir de 30/9 e se refere à permanência de até 90 dias; japoneses que visitam o Brasil são isentos desde 2019

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Evento na embaixada do Japão reuniu políticos
Evento na embaixada do Japão reuniu políticos

A embaixada do Japão no Brasil acredita num aumento do turismo entre os dois países a partir da isenção do visto para brasileiros que chegarem ao país asiático e permanecerem por até 90 dias. A medida começará a valer em 30 de setembro. Os japoneses que vêm ao Brasil são isentos da exigência desde 2019.

O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, afirma que a medida é uma oportunidade de levar o turismo entre os países a "outro nível" e que é de interesse de ambos os governos aumentar o turismo, que diminuiu por causa da pandemia.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


O ministro de Estado da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo do Japão, Toshiro Toyoda, se comprometeu a continuar os esforços para estreitar a cooperação no desenvolvimento do intercâmbio turístico.

"Além de fortalecer o turismo de entrada no Japão, o governo japonês também está trabalhando para promover o turismo de saída dos cidadãos japoneses, a fim de aprofundar as relações de amizade com outros países por meio de melhoramento mútuo da compreensão internacional", explica.


A medida é resultado de negociações entre a embaixada do Japão e o governo brasileiro e deve prevalecer por três anos. A implementação da isenção foi amadurecida na visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à cidade japonesa de Hiroshima, durante a Cúpula do G7, em maio.

Na ocasião, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou que o governo do país asiático começaria os trâmites para introduzir a isenção do visto de curta permanência para os brasileiros.


A decisão entra em vigor antes da volta da exigência de visto para japoneses entrarem no Brasil, que ocorreria em 1º de outubro. O governo brasileiro havia tomado a decisão de pedir o documento por falta de reciprocidade diplomática.

Essa é a segunda medida do governo japonês para tentar recuperar os índices de aumento do turismo no país. A primeira foi a retirada das restrições sanitárias motivadas pela pandemia de Covid-19, de forma ampla, em 29 de abril deste ano.

Entre janeiro e junho, mais de 10,7 milhões de turistas visitaram o Japão — 507 mil estrangeiros entraram no país no mesmo período do ano anterior, quando as medidas restritivas sanitárias ainda estavam em vigor. O número ainda é inferior aos 16,6 milhões de turistas estrangeiros registrados no primeiro semestre de 2019, mas mostra uma tendência de recuperação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.