Fim da exigência foi negociada pelo Brasil
Artanisen/Wikimedia Commons - 11.2.2019A partir do fim de setembro, brasileiros que viajarem ao Japão por até 90 dias não precisarão mais de visto. A medida é resultado de negociações entre a Embaixada do Japão e o governo brasileiro que ocorrem desde quando o documento deixou de ser exigido para que japoneses que vêm ao território brasileiro, em 2019. Inicialmente, a medida vai prevalecer por três anos.
Veja também
-
Brasília
TRF-1 recebe denúncia do MPF, e blogueiro Allan dos Santos vira réu por ameaçar o ministro Barroso
-
Brasília
Mercosul discute resposta de Lula e deve enviar texto final de acordo até fim de agosto à União Europeia
-
Brasília
Acompanhe o programa JR Entrevista, que recebe o presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana
A implementação da medida foi amadurecida na visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à cidade japonesa de Hiroshima, durante a Cúpula do G7, em maio deste ano. Na ocasião, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou que o governo do país asiático começaria os trâmites para introduzir a isenção do visto de curta permanência para os brasileiros.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Embaixador diz que nova medida é fruto de trabalho mútuo
Divulgação / Embaixada do JapãoSegundo o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, a isenção do visto para turistas brasileiros foi um compromisso assumido pelo Primeiro-Ministro Kishida Fumio a Lula. "Esta isenção mútua, alcançada em tão curto prazo, é resultado de muito trabalho da parte dos dois governos e representa o aprofundamento recente dos laços de amizade entre os nossos países", disse o diplomata.
A decisão entra em vigor antes da volta da exigência de visto para japoneses entrarem no Brasil, que ocorreria em 1º de outubro. O governo brasileiro havia tomado a decisão de pedir o documento por falta de reciprocidade diplomática.
Essa é a segunda medida do governo japonês para tentar recuperar os índices de aumento do turismo no país. O primeiro foi a retirada das restrições sanitárias motivadas pela pandemia de Covid, de forma ampla, em 29 de abril deste ano.
Entre janeiro e junho, mais de 10,7 milhões de turistas visitaram o Japão — 507 mil estrangeiros entraram no país no mesmo período do ano anterior, quando as medidas restritivas sanitárias ainda estavam em vigor. O número ainda é inferior aos 16,6 milhões de turistas estrangeiros registrados no primeiro semestre de 2019, mas mostra uma tendência de recuperação.