Brasília Com previsão de manifestações em Brasília, Governo do DF fecha Esplanada dos Ministérios

Com previsão de manifestações em Brasília, Governo do DF fecha Esplanada dos Ministérios

Vias devem ficar interditadas até a noite de domingo (8); atos contestam o resultado das eleições presidenciais

  • Brasília | Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com o Congresso Nacional ao fundo

Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com o Congresso Nacional ao fundo

Ricardo Moraes/Reuters - 7.4.2010

A Esplanada dos Ministérios, na área central de Brasília, está com trânsito fechado desde a manhã deste sábado (7), devido à previsão de atos que questionam o resultado das eleições presidenciais de 2022. A previsão, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Secretaria de Segurança Púbica do DF, é de que a interrupção permaneça até o fim das manifestações, no domingo (8).

Os trechos interrompidos vão desde a Rodoviária do Plano Piloto até a L4, nos dois sentidos. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contestam a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

Apesar da atuação, a secretaria informou ao R7 que os organizadores das manifestações não comunicaram dos atos às forças de segurança do Distrito Federal. Foi o trabalho da pasta e dos órgãos parceiros que identificou a movimentação. Confira, ao final, a íntegra da nota.

Força Nacional de Segurança Pública está na Esplanada

Força Nacional de Segurança Pública está na Esplanada

Lívia Veiga/Record TV - 7.1.2023

Mais cedo, pelas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que articula junto à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal, ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e ao ministro da Defesa, José Múcio, medidas para coibir e penalizar atos antidemocráticos.

O recado ocorre após grupos ameaçarem promover novos bloqueios de circulação de pessoas e registro de agressões por parte de manifestantes em diferentes estados.

"A Secretaria de Segurança Pública informa que não há atos públicos cadastrados junto à pasta para os dias 7 e 8 de janeiro. Contudo, cabe destacar que o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) faz acompanhamento de eventos, shows e manifestações, mesmo sem comunicação prévia, visando reduzir os impactos na segurança e rotina da cidade. Esse monitoramento é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos, bem como instituições e agências do governo local e federal, com suporte de câmeras de videomonitoramento e também por levantamentos de inteligência.

Esses órgãos integrados monitoram atos públicos de toda e qualquer natureza, respeitados os limites constitucionais. Além disso, auxiliam na promoção de ações de segurança pública — o trabalho em conjunto corrobora com a segurança, mobilidade, fiscalização e saúde da população do DF.

Os atos públicos previstos para este fim de semana foram identificados previamente e estavam sendo monitorados. Desta forma, foi necessário fazer o fechamento da Esplanada dos Ministérios para garantia da segurança e atuação das forças de segurança.

A pasta informa, ainda, que desde o início dos atos públicos e manifestações, as forças de segurança do DF estão atuando de forma integrada a outros órgãos, locais e federais, para manutenção da ordem pública e garantia da mobilidade urbana no Distrito Federal.

A SSP-DF tem alinhado diversas ações, de segurança, fiscalização e mobilidade no Setor Militar Urbano (SMU), com o Comando Militar do Planalto (CMP), uma vez que se trata de área militar."

Últimas