Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com viagens internacionais de Lula, Alckmin fica 29 dias na Presidência

Presidente esteve em nove países desde que assumiu o cargo; Lula também visitou 11 estados brasileiros

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Lula visitou nove países e 11 estados brasileiros
Lula visitou nove países e 11 estados brasileiros Lula visitou nove países e 11 estados brasileiros

Desde que assumiu a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nove países. Com os afastamentos, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu o Palácio do Planalto por 29 dias. Lula também esteve em 11 estados brasileiros. O levantamento foi feito pelo R7, com base nas informações públicas do portal do governo federal.

O primeiro deslocamento internacional aconteceu entre 22 e 25 de janeiro, quando Lula foi à Argentina e ao Uruguai. Dias depois, em 9 de fevereiro, o petista foi aos Estados Unidos, se reunir com o presidente americano Joe Biden, e ficou três dias no país. Em abril, o presidente viajou para os Emirados Árabes Unidos, a China, a Espanha e Portugal, ausentando-se por 12 dias.

Leia também

No início deste mês, Lula foi à coroação do rei britânico Charles 3°, no Reino Unido. O presidente está no Japão desde a última quarta-feira (17). E deve voltar ao Brasil na próxima terça-feira (23). 

Lula fez, entre destinos nacionais e internacionais, uma viagem a cada quatro dias, considerando o período de 1° de janeiro a 19 de maio. A contagem considerou compromissos listados como oficiais. Locais por onde o presidente passou durante as viagens, como escalas e conexões, não foram levados em conta. 

Continua após a publicidade

Viagens nacionais

As regiões Nordeste e Sudeste do Brasil foram as que o presidente mais visitou — nove vezes cada uma. No Nordeste, Lula foi duas vezes à Bahia, ao Ceará e a Sergipe e uma vez à Paraíba, a Pernambuco e ao Maranhão, estado em que visitou três cidades em uma única viagem. 

O Nordeste é um reduto eleitoral histórico do petista. No segundo turno de 2022, a região foi a única em que Lula superou o então presidente Jair Bolsonaro (PL) — 69,34% contra 30,66%.

Continua após a publicidade

No Sudeste, o presidente foi seis vezes a São Paulo e três ao Rio de Janeiro. Lula teve mais votos na capital paulista, mas perdeu no estado, em 2022; em território fluminense, o petista perdeu na capital e no estado. Na região Norte, Lula foi duas vezes a Boa Vista (RR). Ambas as visitas tiveram como motivação a questão indígena. O presidente esteve no Sul e no Centro-Oeste uma vez. 

Motivos

A maior parte das viagens de Lula pelo Brasil teve como pano de fundo o lançamento de programas e a inauguração de obras. Ele se deslocou duas vezes para acompanhar a entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida e participou de dois eventos ligados a sua base de apoio, um ato pelo Dia do Trabalho e uma assembleia de povos indígenas.

Continua após a publicidade

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Lula também precisou incluir visitas inesperadas na agenda, como para o sobrevoo de regiões afetadas por enchentes no interior de São Paulo e no Maranhão e para o velório de Pelé, em Santos (SP). O presidente prestigiou, ainda, eventos ligados ao Ministério da Defesa, como a inauguração da linha de produção do caça Gripen, e fez uma visita ao Complexo Naval de Itaguaí (RJ).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.