Brasília Com viagens internacionais de Lula, Alckmin fica 29 dias na Presidência

Com viagens internacionais de Lula, Alckmin fica 29 dias na Presidência

Presidente esteve em nove países desde que assumiu o cargo; Lula também visitou 11 estados brasileiros

  • Brasília | Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Lula visitou nove países e 11 estados brasileiros

Lula visitou nove países e 11 estados brasileiros

Ricardo Stuckert/Presidência da República - 18.5.2023

Desde que assumiu a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nove países. Com os afastamentos, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu o Palácio do Planalto por 29 dias. Lula também esteve em 11 estados brasileiros. O levantamento foi feito pelo R7, com base nas informações públicas do portal do governo federal.

O primeiro deslocamento internacional aconteceu entre 22 e 25 de janeiro, quando Lula foi à Argentina e ao Uruguai. Dias depois, em 9 de fevereiro, o petista foi aos Estados Unidos, se reunir com o presidente americano Joe Biden, e ficou três dias no país. Em abril, o presidente viajou para os Emirados Árabes Unidos, a China, a Espanha e Portugal, ausentando-se por 12 dias.

No início deste mês, Lula foi à coroação do rei britânico Charles 3°, no Reino Unido. O presidente está no Japão desde a última quarta-feira (17). E deve voltar ao Brasil na próxima terça-feira (23). 

Lula fez, entre destinos nacionais e internacionais, uma viagem a cada quatro dias, considerando o período de 1° de janeiro a 19 de maio. A contagem considerou compromissos listados como oficiais. Locais por onde o presidente passou durante as viagens, como escalas e conexões, não foram levados em conta. 

Viagens nacionais

As regiões Nordeste e Sudeste do Brasil foram as que o presidente mais visitou — nove vezes cada uma. No Nordeste, Lula foi duas vezes à Bahia, ao Ceará e a Sergipe e uma vez à Paraíba, a Pernambuco e ao Maranhão, estado em que visitou três cidades em uma única viagem. 

O Nordeste é um reduto eleitoral histórico do petista. No segundo turno de 2022, a região foi a única em que Lula superou o então presidente Jair Bolsonaro (PL) — 69,34% contra 30,66%.

No Sudeste, o presidente foi seis vezes a São Paulo e três ao Rio de Janeiro. Lula teve mais votos na capital paulista, mas perdeu no estado, em 2022; em território fluminense, o petista perdeu na capital e no estado. Na região Norte, Lula foi duas vezes a Boa Vista (RR). Ambas as visitas tiveram como motivação a questão indígena. O presidente esteve no Sul e no Centro-Oeste uma vez. 

Motivos

A maior parte das viagens de Lula pelo Brasil teve como pano de fundo o lançamento de programas e a inauguração de obras. Ele se deslocou duas vezes para acompanhar a entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida e participou de dois eventos ligados a sua base de apoio, um ato pelo Dia do Trabalho e uma assembleia de povos indígenas.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Lula também precisou incluir visitas inesperadas na agenda, como para o sobrevoo de regiões afetadas por enchentes no interior de São Paulo e no Maranhão e para o velório de Pelé, em Santos (SP). O presidente prestigiou, ainda, eventos ligados ao Ministério da Defesa, como a inauguração da linha de produção do caça Gripen, e fez uma visita ao Complexo Naval de Itaguaí (RJ).

Últimas