Congresso analisa vetos presidenciais e cria CPMI do INSS nesta terça-feira
Congresso deve analisar vetos sobre comercialização de agrotóxicos e pensão para vítimas do zika vírus
Brasília|Rute Moraes e Lis Cappi, do R7, em Brasília

O Congresso Nacional realiza nesta terça-feira (17) a primeira sessão conjunta de Senado e Câmara dos Deputados de 2025. Na mesa, constam 60 vetos presidenciais para serem analisados e a criação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar as fraudes no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
LEIA MAIS
Entre os vetos, está o que invalidou diversos trechos da lei que encurta prazos e modifica regras para aprovação e comercialização de agrotóxicos.
Deputados e senadores também vão analisar o veto à concessão de pensão mensal vitalícia a vítimas do zika vírus.
CPMI do INSS
A sessão do Congresso também deverá contar com a leitura do pedido de abertura da CPMI do INSS. A etapa representa um avanço do grupo de investigação, mas o início oficial dos trabalhos ainda precisará passar por outras fases, como a indicação de líderes partidários para a composição e, posteriormente, a decisão de comando da CPMI.
Dessa forma, os trabalhos investigativos do colegiado podem começar apenas no segundo semestre.
O início dos trabalhos do grupo é criticado pelo Planalto. Na última semana, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse temer que a CPMI possa atrasar as ações de ressarcimento dos descontos irregulares.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
