Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Congresso deve votar MP do Gás do Povo nesta segunda, após retomada dos trabalhos

Nos bastidores, a expectativa é de que a medida seja aprovada por ser uma política de forte apelo popular

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Câmara dos Deputados deve votar a MP do Programa Gás do Povo nesta segunda-feira (2).
  • A nova política pública federal visa ampliar o acesso ao gás de cozinha para 50 milhões de pessoas.
  • O programa prioriza famílias de baixa renda, permitindo a retirada gratuita do botijão de gás.
  • Além disso, os parlamentares devem votar uma MP para liberar R$ 83,5 milhões ao setor rural para emergências agropecuárias.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Estimativa do governo federal é beneficiar 50 milhões de pessoas Marcello Casal/Agência Brasil

Em meio à retomada dos trabalhos legislativos, a Câmara dos Deputados deve votar nesta segunda-feira (2) a MP (medida provisória) que institui o Programa Gás do Povo, nova política pública federal que busca ampliar o acesso ao gás de cozinha no país. A sessão está prevista para as 18h.

A estimativa do governo é beneficiar 50 milhões de pessoas, aproximadamente 15,5 milhões de residências, o triplo do antigo programa, o Auxílio Gás. Nos bastidores, a expectativa é de que a medida seja aprovada por ser uma política de forte apelo popular.


O programa, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, busca diminuir o efeito do preço do gás para as famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único, com renda per capita mensal menor ou igual a meio salário-mínimo, e prioriza beneficiários do Bolsa Família.

Veja mais

Nesse novo modelo, os beneficiários poderão retirar o botijão gratuitamente. Segundo o governo, o beneficiário poderá comprar os botijões diretamente nas revendas credenciadas mais próximas, sem intermediários.


A autorização para a retirada se dará com quatro possibilidades ainda em fase final de detalhamento: aplicativo (vale digital), cartão específico para o programa, QR Code (via cartão do Bolsa Família ou agências da Caixa Econômica) e cartão do Bolsa Família, conforme o caso.

Outras votações

Além do programa, a expectativa é de que os parlamentares também votem a MP que abre crédito extraordinário de R$ 83,5 milhões destinado ao setor rural.


O dinheiro será usado na prevenção e combate às emergências agropecuárias relacionadas à gripe aviária, tendo em vista a declaração de estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional. Também haverá combate às pragas mosca-da-carambola, monilíase do cacaueiro e vassoura-de-bruxa da mandioca.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.