Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília
‌

COP30 pode ser prorrogada após incêndio: ‘Conferências não são lineares’, diz Marina Silva

Incêndio em estande da Blue Zone levou ao esvaziamento da área e pode estender a COP30 por mais dois dias

Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A COP30 pode ser prorrogada devido a um incêndio na Blue Zone do evento.
  • A ministra Marina Silva afirmou que a conferência pode se estender por mais dois dias, se necessário.
  • O incêndio foi controlado rapidamente e não houve feridos, mas a segurança da área foi reforçada.
  • O ministro do Turismo descartou impactos estruturais e afirmou que a COP30 continua sendo um sucesso.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fogo na Blue Zone não deixou feridos, mas pode prolongar debates e compromissos climáticos da COP30. Ueslei Marcelino/COP30 - 19.11.2025

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que, se necessário, o prazo da COP30 poderá ser estendido após um incêndio atingir a Blue Zone do evento na tarde desta quinta-feira (20).

Segundo ela, há possibilidade de que a conferência, prevista para terminar nesta sexta-feira (21), seja prolongada até os dias 22 e 23. “As COPs já não costumam terminar exatamente nas datas marcadas. E, como disse a secretária da Assembleia Geral das Nações Unidas, conferências do clima não são lineares. Então, se for necessário mais tempo para o debate, o tema justifica qualquer extensão, dada a importância que tem”, afirmou a ministra.

‌

Marina reforçou que os negociadores seguirão trabalhando normalmente. “Amanhã, eles estarão aqui com todo o respaldo dos laudos técnicos, tratando dos temas com a mesma força e dinâmica. Não haverá arrefecimento do apetite negociador das diferentes posições. Espero que esse apetite seja por mais solidariedade entre as diversas realidades do enfrentamento da mudança do clima”, disse.

‌

Incêndio

O fogo começou em um estande da Comunidade da África Oriental (East African Community). Em nota, a organização da COP30 informou que o incêndio na área de pavilhões da Blue Zone foi controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, comunicou.

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima acrescentou que o Corpo de Bombeiros realizará verificações completas de segurança e divulgará uma atualização às 16h.

‌

A Blue Zone é o espaço que abriga as negociações oficiais, a Cúpula de Líderes e os pavilhões nacionais. A área foi esvaziada por questão de segurança.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou à imprensa que o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito ou por um celular carregando, mas ressaltou que não há confirmação, as causas ainda serão investigadas.

‌

Sabino descartou qualquer impacto estrutural na conferência, prevista para terminar na sexta.“De forma alguma. Está sendo um grande sucesso até aqui. Não é porque um celular pegou fogo ali que a COP acabou, né? Pelo amor de Deus”, disse.

O ministro informou ainda que a organização da COP30 decidirá se os trabalhos serão retomados ainda nesta quinta-feira ou somente na sexta. Segundo ele, outras áreas do pavilhão não foram atingidas, incluindo a Green Zone, aberta ao público e dedicada ao diálogo entre sociedade civil, setor privado e governos sobre soluções sustentáveis.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.