Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coronel afirma que a Polícia Militar do DF falhou no planejamento do dia 8 de janeiro

A oitiva da subsecretária de Operações Integradas, Cintia Queiroz, é o sétimo depoimento da CPI na Câmara Legislativa do DF

Brasília|Fabíola Souza, do R7, em Brasília

Coronel Cíntia Queiroz da PMDF na CPI do 8 de Janeiro na CLDF
Coronel Cíntia Queiroz da PMDF na CPI do 8 de Janeiro na CLDF Coronel Cíntia Queiroz da PMDF na CPI do 8 de Janeiro na CLDF

A subsecretária de Operações Integradas da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Cíntia Queiroz, afirmou nesta quinta-feira (27) que a Polícia Militar falhou no planejamento do 8 de Janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Cíntia, que foi a responsável pela elaboração do protocolo de ações integradas no dia dos atos de vandalismo, prestou depoimento na CPI dos atos antidemocráticos da Câmara Legislativa. Ainda de acordo com a coronel, a Secretaria de Segurança Pública do DF não tinha informações do quantitativo das forças de segurança que estariam em serviço.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Durante o depoimento, Cíntia disse que a "Secretaria de Segurança Pública, através da subsecretaria de Operações Integradas, nunca definiu efetivo em nenhum planejamento". Segundo a coronel, essa é uma responsabilidade do departamento de operações de cada instituição das forças de segurança. "O efetivo de cada órgão é um desdobramento operacional de cada órgão. Nós definimos um planejamento com um todo, no geral, e cada órgão é reponsável em fazer o seu planejamento operacional, aonde é definido a logística que vai ser utilizada, a quantidade de viatura e quantidade de efetivo"explicou.

Publicidade

Ainda segundo a depoente, representantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Câmara dos Deputados não participaram da reunião, que também englobava instituições federais, em 6 de janeiro, para tratar da chegada de ônibus com manifestantes a Brasília. "Na quinta-feira (5), entre 8h30 e 9h da noite, nós tomamos conhecimento, eu e minha equipe, de várias caravanas vindo de vários estados do Brasil para o Distrito Federal", disse. "De imediato eu fiz contato com o tenente-coronel Rosivan e pedi para ele fazer contato, rapidamente, com todos os pontos focais, chamando para essa reunião na sexta-feira (6), às 10 horas da manhã", apontou a subsecretária.

Acampamento em frente ao QG

A coronel Cintia Queiroz ressaltou que a secretaria tentou retirar por três vezes os manifestantes que estavam em frente ao QG da Força, no SMU (Setor Militar Urbano), em Brasília. “Mas a ação foi inviabilizada pelo Exército”, disse a militar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.