Vacinação contra Covid-19 nas escolas do DF começa neste sábado
Centro Educacional 1 da Estrutural será o primeiro local a receber imunizantes; alunos, pais e funcionários podem se vacinar
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Começa neste sábado (19) a vacinação contra Covid-19 aos alunos das escolas públicas do Distrito Federal. A primeira instituição a ofertar as doses será o Centro Educacional 1 da Estrutural. A aplicação vai de 9h às 17h.
A imunização não se restringe aos matriculados no CED 1. Alunos de toda a rede de ensino, pais e funcionários das unidades podem procurar a escola para se vacinar. Serão ofertadas as três doses disponíveis até o momento. É necessário que o estudante esteja acompanhado de um responsável e que leve o documento de identidade e carteira de vacinação.
O transporte escolar que atende a Estrutural continua circulando nos mesmos itinerários percorridos durante a semana para atender à demanda da população. A primeira saída será às 8h. De acordo com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a vacinação deste sábado vai servir como experiência para definir o cronograma da imunização em outras instituições de ensino. Ainda não há uma definição sobre datas em outras escolas.
Imunização
A Secretaria de Educação estima que 700 crianças recebam a vacina nesta primeira etapa. Até esta quinta-feira (17), 56,18% do público de 5 a 11 anos receberam uma dose de dos imunizantes da Pfizer/BioNTech. Outros 10,5% receberam a segunda dose.
As UTIs para tratamento de pacientes com Covid-19 seguem com lotação máxima nos hospitais públicos. Na manhã desta sexta-feira (18), as 10 vagas pediátricas disponíveis na rede estavam ocupadas.
Impasse
A vacinação ao público infantil no DF começou em 16 de janeiro. O governo tinha a intenção de ofertar as doses da Pfizer infantil não só nos postos de saúde, mas também nas regionais de ensino.
Uma recomendação das promotoras Cátia Gisele Martins Vergara e Márcia Pereira da Rocha, do Ministério Público do DF, orientava o GDF a não adotar a medida, sob o argumento de preservar a "decisão livre e esclarecida dos respectivos pais e responsáveis quanto à vacinação experimental das crianças e adolescentes". A orientação foi seguida pela Secretaria de Educação.
Na realidade, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a aplicação dos imunizantes da Pfizer em 16 de dezembro passado, e o produto já possui registro definitivo para uso em crianças de 5 a 11 anos. Em nota técnica, a agência ressalta que as doses são seguras e eficazes.
Em 27 de fevereiro, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski cassou a recomendação do MPDFT. Em sua decisão, o magistrado afirmou que não cabe ao MPDFT divulgar notícias falsas relacionadas à imunização infantil.
Isso abriu espaço para que a vacinação ocorresse nas escolas do DF. A decisão de levar a imunização aos centros de ensino foi confirmada pelo governador Ibaneis Rocha em 4 de março.