Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI: Parecer de juristas aponta possíveis crimes de Bolsonaro

Parecer foi produzido por grupo coordenado por Miguel Reale Júnior e reforçará relatório do senador Renan Calheiros

Brasília|Do R7, em Brasília

Documento de juristas afirma que há elementos para pedido de impeachment
Documento de juristas afirma que há elementos para pedido de impeachment Documento de juristas afirma que há elementos para pedido de impeachment

Parecer produzido por grupo de juristas para a CPI da Covid-19 sugere que há elementos suficientes para um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O texto foi entregue nesta terça-feira (14) e aponta que o mandatário teria cometido crime de responsabilidade. 

O documento reforçará a elaboração do relatório final do senador Renan Calheiros (MDB-AL). O texto de Calheiros deve ser concluído na próxima semana. A CPI ainda fará oitivas e aprofundará investigações antes que o documento oficial seja encaminhado aos órgãos competentes. 

De acordo com o relatório, Bolsonaro prejudicou e retardou o acesso à saúde pública, que é uma garantia constitucional. Além disso, segundo os juristas, ao optar por tratamentos que destoavam do consenso científico global, o presidente atrapalhou o acesso à vacina, a atendimentos imediatos a esclarecimentos adequados. 

O grupo avalia, também, que o presidente teria cometido crimes contra a humanidade, contra a paz pública, de saúde pública e contra a administração.

Publicidade

Elaboração

O grupo de juristas foi formado no fim do semestre passado com o objetivo de delimitar as tipificações de eventuais crimes a partir de requerimento do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

O documento dos juristas tem 226 páginas. Coordenador do grupo, o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior disse ao R7, na segunda-feira (13), que a equipe analisou mais de 10 mil documentos. "É um trabalho longo e exaustivo", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.