Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI reúne 23 assinaturas para investigar atos antidemocráticos na Câmara Legislativa do DF

Requerimento de investigação será lido em plenário e deputados distritais escolherão os membros da comissão

Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília

Sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal Sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Após assinatura de 23 dos 24 deputados distritais, nesta terça-feira (10), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos antidemocráticos ocorridos no último domingo (8) e em 12 de dezembro do ano passado, em Brasília. O objetivo é investigar os atos preparatórios e executórios ocorridos em Brasília.

A comissão terá a duração de 180 dias e pode ser prorrogada por mais 90. Ela será composta por sete membros, respeitando-se a proporcionalidade partidária da CLDF. A proposta foi apresentada pela oposição, mas após acordo com a base governista, todos os distritais decidiram assinar e apoiar a CPI - apenas Daniel Donizet (PL), que retorna à CLDF nesta semana, ainda não assinou. 

De acordo com o documento da solicitação, a justificativa para o pedido foram os ataques promovidos contra os Poderes instituídos democraticamente no Brasil e contra órgãos e entidades públicos.

Os deputados consideraram que “cada um dos Poderes sofreram brutais ataques jamais vistos na história brasileira. [...] A violência desproporcional às instituições, [...] , e, consequentemente, a seus representantes democraticamente eleitos, representam verdadeiro retrocesso de nossa sociedade”.

A intervenção federal realizada na segurança pública do DF também foi citada. “O que representa o mais grave instrumento de cerceamento da autonomia política deste ente subnacional, fato concreto que deve ser investigado na forma da lei, imputando os atos comissivos e omissivos aqueles que incorreram em tais crimes”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.