Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI vai enviar a Aras trechos do relatório sobre pessoas com foro

Relatório foi entregue nesta quarta, mas CPI também enviará, em separado, trechos sobre autoridades com foro privilegiado

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

O PGR, Augusto Aras (ao centro, à direita), aperta a mão do presidente da CPI, Omar Aziz
O PGR, Augusto Aras (ao centro, à direita), aperta a mão do presidente da CPI, Omar Aziz O PGR, Augusto Aras (ao centro, à direita), aperta a mão do presidente da CPI, Omar Aziz

Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia pretendem "fatiar" o relatório final, aprovado na última terça-feira (26) pelo colegiado, e enviar ao procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, os trechos e documentos específicos que se referem às autoridades com foro por prerrogativa de função, como o presidente Jair Bolsonaro, ministros de Estado e parlamentares federais.

Nesta quarta-feira (27), os membros da comissão entregaram a Aras o documento completoe informaram que vão fazer o fatiamento. Os senadores informaram que, além de enviarem os trechos específicos ao procurador-geral da República, encaminharão a todos os órgãos e instâncias do Ministério Público (MP) as partes que lhes competem.

Eles deverão, por exemplo, encaminhar ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) o capítulo relativo à operadora de saúde Prevent Senior. À Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF), enviarão as apurações que envolvem o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello – já há procedimento aberto contra o general, referente à aquisição de vacinas contra a Covid-19 durante a pandemia.

O procurador-geral da República, ao ser informado pelos senadores sobre a intenção de fazer a entrega do relatório em partes, não só concordou com a medida como afirmou que essa descentralização "racionaliza o trabalho" e permite que a avaliação seja feita de forma mais rápida pelo MP.

Publicidade

“Nós temos mais de 150 procuradores e promotores em todo o país que atuam desde o ano passado em assuntos relacionados à pandemia e que poderão contar com esse material para avançar no trabalho”, disse. Aras informou que uma equipe analisará, sob sua coordenação, todas as informações, e adotará as providências cabíveis.

Os senadores que integram a CPI se reúnem na tarde desta quarta-feira para discutir as providências referentes ao fatiamento do relatório. A intenção é enviar tudo ainda hoje ao MP.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.