Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cristiano Zanin tomará posse como ministro do STF em 3 de agosto

Data da cerimônia foi definida durante encontro entre o advogado e a ministra e presidente do STF, Rosa Weber, nesta quinta (22)

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Rosa Weber, presidente do STF, e Cristiano Zanin
Rosa Weber, presidente do STF, e Cristiano Zanin Rosa Weber, presidente do STF, e Cristiano Zanin

O advogado Cristiano Zanin Martins vai tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 3 de agosto. A data foi definida durante um encontro entre o jurista e a ministra e presidente da Corte, Rosa Weber, nesta quinta-feira (22). Zanin foi indicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve sua indicação aprovada no Senado nesta quarta (21). Ele precisava de, pelo menos, 41 votos favoráveis e recebeu 58; 18 senadores votaram contra.

Após o encontro reservado com Rosa Weber, que durou cerca de 40 minutos, Zanin e a presidente do STF se reuniram com os demais ministros da Corte antes da retomada da sessão plenária. O advogado também conversou com a cúpula administrativa do tribunal para obter detalhes sobre como será o funcionamento de seu gabinete.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Antes da votação no plenário do Senado, Zanin foi sabatinado por mais de oito horas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ele afirmou que atuará com imparcialidade e garantiu que não vai ser subordinado a Lula, a despeito da relação próxima com o chefe do Executivo federal.

Leia também

O advogado se defendeu dos ataques por ter representado o presidente nos processos da Lava Jato. Ele foi responsável por conseguir a absolvição do presidente nos escândalos investigados pela operação.

Zanin disse que não vai julgar processos relacionados a Lula nos quais teve algum tipo de participação, mas não afirmou, no entanto, se vai se declarar impedido de analisar outras ações que envolvam o presidente.

Lula oficializou a indicação de Zanin na quinta 1°
Lula oficializou a indicação de Zanin na quinta 1° Lula oficializou a indicação de Zanin na quinta 1°

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.